A Auditoria Contabil
Por: joao henes silva • 14/3/2017 • Trabalho acadêmico • 8.931 Palavras (36 Páginas) • 427 Visualizações
- INTRODUÇÃO
Analisar a educação continuada na profissão contábil, na Região nordeste, foi a proposição deste estudo, tomando como base os auditores independentes em cumprimento à Norma Brasileira de Contabilidade (NBC PG 12(R1) – Normas para Educação Profissional Continuada). O objetivo, portanto, foi investigar a regulamentação da educação continuada na profissão contábil e sua implementação na Região nordeste, através dos Conselhos Regional de Contabilidade (CRC), de todos os Estados da Região Nordeste.
A educação profissional continuada é um programa do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que tem por objetivo aprimorar, atualizar e expandir os conhecimentos de contadores que atuam como Auditores Independestes.
Para adequar-se com competência e eficácia, é primordial que o auditor esteja em constante aperfeiçoamento, ou seja, que esteja inserido em um programa de educação continuada. A necessidade por transparência financeira e a necessidade de fortalecimento e preparo dos profissionais atuantes.
Com base nos relatórios fez-se o levantamento dos Conselhos Regional de Contabilidade(CRC) da Região do Nordeste, bem como a tabulação dos cursos ministrados por elas.
O trabalho está estruturado em 4 partes. A primeira delas, inerente à introdução, contendo o tema, o problema da pesquisa e o objetivo. A segunda parte aborda o arcabouço teórico do estudo, iniciando-se com conceitos de Auditoria e dados da educação profissional continuada para auditores, seguindo-se da implantação do programa e apresentando detalhes de funcionamento. Na terceira parte, apresenta-se os procedimentos metodológicos e na quarta parte o resultado da pesquisa contendo os cursos ministrados, bem como a análise qualitativa e a conclusão dos mesmos.
1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Segundo Amorim (2008),a educação continuada tem se tornado objeto de palestras, discussões e reflexões durante encontros realizado pelo Conselho de Regional de Contabilidade e também em outras áreas do conhecimento, consequência das renovações que a educação vem passando no país. É notório para os profissionais ligados à contabilidade que a educação continuada é um fator diferencial que potencializa e valoriza determinado profissional para desenvolver melhor a execução e aplicação dos conhecimentos específicos. Sendo como principal fundamento que a aprendizagem é um processo contínuo no qual a sociedade está permanentemente oferecendo as pessoas, possibilidades de desenvolverem ao máximo seus conhecimentos e habilidades. No entanto, ao estar em contato com o conhecimento já produzido e com o ainda em produção possibilitará conviver e ser referencial em melhores condições com seus semelhantes.
Araújo (2009), o contínuo processo de aprendizado e atualização em contabilidade se justifica pelas rápidas mudanças de conceitos, técnicas, legislação e, também, pela equiparação da normatização contábil nacional aos parâmetros e normas internacionais de contabilidade emitidas pelo Internacional Accouting Standard Board (IASB). Determinadas empresas, dependendo de seu porte, mercado e ramo precisam de profissionais mais atualizados do que outras entidades, profissionais que muitas vezes deverão executar suas tarefas atendendo a especificações de diferentes órgãos, e, em alguns casos, países. Portanto, cabe aos contabilistas estarem em constante atualização profissional e busca de novas informações.
De acordo com a resolução NBC PG 12 (R1)/ 2015, compete aos Conselhos Regionais de Contabilidade incentivar a implementação de atividades de capacitação, das quais o auditor independente deve obter 40 pontos por ano-calendário. A presente Norma tem como objetivo regulamentar o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) e definir as ações que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) devem desenvolver para viabilizar, controlar e fiscalizar o seu cumprimento.
1.2 PROBLEMA DA PESQUISA
Diante das constantes modificações no cenário econômico e societário mundial, faz-se necessário a constante busca por conhecimento a fim de promover uma melhor qualidade nos serviços oferecidos pelos profissionais de contabilidade.
A educação profissional continuada é um programa regulamentado pelo Concelho Federal de Contabilidade (CFC) que visa aprimorar, atualizar e expandir o conhecimento dos profissionais de contabilidade para uma melhor qualidade dos serviços prestados.
Educação Profissional Continuada (EPC) é a atividade formal e reconhecida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que visa manter, atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais, as habilidades multidisciplinares e a elevação do comportamento social, moral e ético dos profissionais da contabilidade como características indispensáveis à qualidade dos serviços prestados e ao pleno atendimento das normas que regem o exercício da profissão contábil.(NBC PG 12 (R1)/ 2015, p 1)
Com essas modificações tornou-se indispensável a busca por conhecimento, essa pesquisa buscaresponder o seguinte questionamento: o que os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), dos Estados do Nordeste estão oferecendo para o Profissional de Auditoria se qualificar e expandir seus conhecimentos?
1.3 0BJETIVOS
1.3.1 Geral
Visando responder o questionamento proposto o presente estudo objetiva analisar se os Conselhos Regionais de Contabilidade da Região Nordeste está desenvolvendo Programas de Educação Continuada para o profissional Contábil conforme a norma de Educação Continuada.
- Específicos
Tem-se os seguintes objetivos específicos:
- Elaborar referencial teórico acerca do tema proposto:
- Analisar e descrever o Programa de Educação Continuada para auditores;
- Verificar os Cursos de Educação Continuada ofertados pelos Conselhos Regionais, carga, horária, duração e períodos ofertados.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 AUDITORIA
Pode-se dizer que auditoria é uma forma de estudo, levantamento e avaliação dos procedimentos contábeis, ou seja, é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial implantando com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado.
A auditoria é uma das especializações da Contabilidade tendo como escopo verificar a efetividade dos controles internos de uma Entidade na salvaguarda no patrimônio com a finalidade de expressar uma opinião sobre as informações geradas pelos relatórios e demonstrações contábeis.(GOMES, 2008, p. 501)
...