Auditoria Contábil
Pesquisas Acadêmicas: Auditoria Contábil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudia.silva20 • 25/10/2013 • 793 Palavras (4 Páginas) • 434 Visualizações
1. Relacione, a seguir, 05 benefícios que a Revolução Industrial trouxe para o aprimoramento da contabilidade e da auditoria. (2,0 pontos)
A Revolução industrial representou uma grande expansão econômica, tanto pelo aumento das atividades industriais e comerciais, quanto pela complexidade das relações. Diante deste cenário a contabilidade e a auditoria tiveram que se adaptar às novas necessidades o que impulsionou o aprimoramento destas atividades. Cito como cinco benefícios:
• Como a revolução industrial aumentou a demanda de capital, consequentemente houve necessidade de demonstrar desenvolver regras para preparação de balanços anuais, com o objetivo de comunicar aos investidores e dar maior segurança a eles. O benefício foi a primeira ideia de desenvolver normas contábeis.
• Além da padronização dos balanços, houve a expansão da necessidade de que os balanços fossem auditados, também para o conforto dos investidores.
• Ainda com o objetivo de oferecer maior segurança aos investidores e combater a queda do prestígio da profissão de contador devido à existência de profissionais negligentes, surgiram associações com a finalidade de controlar o exercício da profissão. O benefício foi a regulamentação e habilitação legal da profissão de auditor.
• A complexidade das empresas e dos negócios exigiu uma maior especialização dos profissionais de contabilidade e auditoria.
• Ainda relacionada à complexidade das empresas e transações entre territórios, houve a necessidade de expandir os procedimentos para outras regiões e países. O benefício foi a expansão da profissão além da Inglaterra.
2. O controle interno possibilita entendimentos diversos sobre seus conceitos e definição. Formule um conceito próprio de controle interno levando em consideração, os entendimentos de salvaguarda patrimonial, idoneidade, planos, procedimentos e métodos. (2,0 pontos)
Controle interno é o conjunto de atividades, planos, métodos e procedimentos, que tem como objetivo mitigar riscos operacionais, salvaguardar os ativos, garantir a adequação dos registros, além de contribuição para a governança corporativa da empresa.
3. Na elaboração do planejamento de auditoria, o auditor deve considerar entre outras, os fatores econômicos da entidade. Diante da afirmativa discorra sobre o assunto, descrevendo 02 exemplos para justificar a sua resposta. (2,0 pontos)
O planejamento de auditoria é fundamental para a realização do trabalho, pois através do plano é possível identificar os processos mais críticos e significativos da empresa, assim como definir a abrangência e os testes que serão realizados para cumprir com os objetivos da auditoria.
Neste contexto é fundamental analisar os fatores econômicos da entidade, pois em algumas análises o conhecimento econômico é necessário para concluir quanto à razoabilidade e/ou adequação de um saldo contábil.
Os principais fatores a serem observados pelos auditores e avaliados se influenciam no desempenho e/ou continuidade da empresa são:
• Fatores econômicos da área de atuação da empresa que possam ser utilizados como referenciais na análise de balanço do cliente, ou que ainda que possam influenciar no seu desempenho, como: inflação, crescimento, recessão, desemprego, situação política, renda per capita, entre outros.
• Taxas de juros, disponibilidade e condições de crédito.
• Políticas governamentais,
...