A Auditoria Interna
Por: LeoPaiva • 31/3/2020 • Resenha • 372 Palavras (2 Páginas) • 202 Visualizações
AUDITORIA INTERNA
A auditoria interna tem como principal objetivo auxiliar os membros da administração. Tem ainda como finalidade a prestação de assessoria à administração da empresa no gerenciamento de risco e na política de governança corporativa.
A auditoria interna é equipe de confiança dos dirigentes desempenhando importante papel junto à administração da empresa, oferecendo informações úteis aos gestores, contribuindo para a consecução dos objetivos da organização e promovendo o fortalecimento da governança corporativa.
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) recomenda que os auditores internos se reportem a um comitê de auditoria, independente do órgão de administração, ou a um órgão equivalente que seja também responsável pela gestão do relacionamento com a auditoria interna.
Onde não existir o comitê de auditoria, o gestor da auditoria interna deve responder funcionalmente ao conselho de administração e, na ausência deste, ao mais alto nível de decisão administrativa. A melhor prática é o reporte funcional com o conselho de administração, via comitê de auditoria e reporte administrativo ao presidente da companhia ou equivalente.
IMPORTÂNCIA DAS AUDITORIAS
O comitê de auditoria, a auditoria interna e a auditoria externa, são parte importante da estrutura de governança corporativa, recomendada nos códigos de boas práticas de governança, baseado nisso foi realizado uma pesquisa onde o estudo identificou as informações sobre os mecanismos de auditoria divulgadas pelas empresas listadas nos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa (Nível 1 e Nível 2) e no Novo Mercado da Bovespa.
RESULTADOS DA PESQUISA
Foram pesquisadas 162 empresas, constatando-se que apenas algumas delas evidenciam dados sobre os mecanismos de auditoria. Somente 45 mencionam a existência de comitê de auditoria, provavelmente devido à não obrigatoriedade desse colegiado nas empresas brasileiras.No tocante à auditoria externa, destaca-se a não existência de parecer com resalva e uma concentração de empresas multinacionais de auditoria responsáveis pelo pareceres das empresas pesquisadas.Apenas 24 empresas indicaram a existência de auditoria interna, sendo que destas, apenas dez indicaram itens como, por exemplo, o reporte funcional.
CONCLUSÃO
Conclui-se, portanto, que ainda são muitos incipientes as informações evidenciadas sobre os mecanismos de auditoria nas empresas listadas nos níveis Diferenciados de Governança Corporativa 1 e 2 e no Novo Mundo da Bovespa.Considerando-se a importância da auditoria no contexto da governança corporativa, já que sua atuação ajuda a aumentar a credibilidade de uma instituição perante os seus acionista
...