A Avaliação de Investimentos
Por: sturl 007 • 19/11/2020 • Trabalho acadêmico • 3.829 Palavras (16 Páginas) • 121 Visualizações
Disciplina: Avaliação de Investimentos
Profª Josane de Jesus Cercal
Métodos de Análise de Investimentos
1. Conceitos
Digamos que você precisa decidir se realiza ou não o investimento em um novo negócio. Você estimou o valor do investimento inicial e as entradas e saídas de caixa futuras relacionadas com o negócio. Por fim, você precisa avaliar se o fluxo de caixa gerado pelo investimento proporciona o retorno mínimo desejado pelos investidores.
Mas que critérios devem ser utilizados para avaliar se o novo negócio é ou não um bom investimento? Esse será o objetivo de nosso estudo, onde veremos os dois principais critérios para avaliar fluxos de caixa relacionados a decisões de investimento ou financiamento: valor presente líquido e taxa Interna de retorno.
2. Taxa Mínima de Atratividade (TMA)
A taxa mínima de atratividade é a taxa de retorno mínima exigida pelo investidor para aplicar seus recursos. Assim, a TMA é a taxa exigida pelo investidor para avaliar se um determinado investimento deve ou não ser realizado.
3. Valor Presente Líquido (VPL)
O valor de um ativo, de um projeto ou de uma empresa é o valor presente dos seus fluxos de caixa projetados, descontados pela taxa mínima de atratividade – TMA. Dessa forma, você nunca deve investir mais do que o valor presente do fluxo de caixa estimado.
O valor presente líquido – VPL é o resultado do somatório de todos os fluxos de caixa esperados, descontados a valor presente pela TMA do investidor.
Cálculo do VPL
VPL = Investimento Inicial – Valor Presente de todos os fluxos de caixa esperados
[pic 1]
Se o investimento possui um VPL positivo, significa que o retorno é superior à taxa mínima de atratividade. Se o VPL for negativo, significa que o retorno do investimento é inferior à taxa mínima de atratividade. Se o VPL é igual a zero, significa que o investimento rende exatamente a taxa mínima de atratividade e seria indiferente, do ponto de vista econômico, realizar ou não o investimento.
Os critérios são:
[pic 2] [pic 3]
4 - Entendendo o Fluxo de Caixa
Até então, os fluxos de caixa eram apresentados com setas no mesmo sentido. Mas, em se tratando da análise de investimento, é necessário montar os fluxos de caixa de forma diferente.
O Fluxo de Caixa é definido como uma sucessão de pagamentos e/ou de recebimentos ao longo do tempo, representados graficamente com as seguintes convenções:
- O Eixo Horizontal representa o tempo, e deve estar dividido em períodos de tal forma que, a partir do momento atual (instante “0”), o futuro está no sentido da direita.
- Os Investimentos ou Pagamentos (saídas de caixa) são negativos e representados com setas perpendiculares para baixo.
- Os Resultados ou Recebimentos (entradas de caixa) são positivos e representados com setas perpendiculares para cima.
Exemplo:
Uma empresa pretende adquirir uma máquina que custa $90.000,00, sendo que esta máquina lhe dará um retorno anual de $30.000,00 nos próximos 5 anos, que é a sua vida útil. Veja o fluxo de caixa.
30.000,00[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]
[pic 8][pic 9]
-------------------------------------------------------[pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18]
anos
$90.000,00 → Investimento
5. Revendo Taxas Equivalentes
No regime de juros compostos, para que ocorra equivalência entre as taxas mensal e anual é necessário que VF1=VF2.
[pic 19]
Logo,
[pic 20]
onde:
[pic 21]
Obs: taxas proporcionais não são equivalentes em juros compostos.
Exemplo: Calcular a taxa anual equivalente a 9% ao trimestre em juros compostos.
[pic 22] [pic 23]
Na HP12C
[f] | [CLX] |
1,09 | [Enter] |
4 | [yx] |
1 | [-] |
100 | [x] |
1º Exemplo: Um investidor precisa avaliar um novo investimento. O diagrama a seguir ilustra o valor de desembolso inicial e o fluxo de caixa anual estimado.
$200,00 $350,00 $500,00
[pic 24][pic 25][pic 26]
-------------------------------------[pic 27][pic 28][pic 29][pic 30][pic 31][pic 32][pic 33]
...