A CONCLUSÃO E UTILIZAÇÃO DO PLANO DE RESULTADOS
Por: Mário Fernandes Lima • 10/4/2017 • Resenha • 380 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO
CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PROFESSOR(A): SANDRA MICHELINNE
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
RESUMO CAPÍTULO 12:
"CONCLUSÃO E UTILIZAÇÃO DO PLANO DE RESULTADOS"
ALUNO: MÁRIO FERNANDES LIMA
PARNAÍBA - PIAUÍ, DEZEMBRO DE 2016.
A execução de um plano de resultados depende muito das ações desenvolvidas dos agentes envolvidos no processo, ações estas que são fundamentais para o alcance dos objetivos constantes no orçamento se realizem. O processo de educação orçamentária é uma forma de demonstrar como os orçamentos podem ajudar cada gestor e empregado a alcançar os melhores resultados. Sua execução de forma controlada e dirigida vai gerar informações que indicam os principais impactos dos planos detalhados sobre as características financeiras da empresa.
O planejamento e o orçamento não substituem a administração, uma vez que esta compreende outras funções: administrar, controlar. Estas competências particularmente pesam nas costas do Diretor de orçamento. Ele deve levar em conta as preferências da administração, estratégias elaboradas, oportunidades de redução de custos de produtos fabricados e vendidos, entre outras competências definidas como objetivos. Depois de preparado todo o orçamento, ele deve também tirar cópias limitadas encadernadas com organização definida para melhor facilidade para apreciação.
A escolha dentre os vários modos definidos é um elemento essencial da preparação de um plano concreto de operações. Para isso, exige um estudo cuidadoso verificando informações concisas, porque o impacto integral de uma alternativa mal escolhida poderá colocar em risco todo o processo. Um plano de resultados realista normalmente pode ser preparado através desse processo de construção, demolição e reconstrução. Frequentemente, um plano que está praticamente concluído precisa ser desmanchado, reestudados e reconstituído. As áreas citadas abaixo representam algumas situações em que alternativas de planejamento devem ser consideradas e escolhas precisam ser feitas:
- Preço de venda a ser previsto;
- Políticas gerais de publicidade;
- Expansão ou contração das zonas e equipes de vendas;
- Composto de vendas;
- Equilíbrio entre produção e níveis de estoques;
- Despesas com pesquisa;
- Investimentos em imobilizados;
- Decisões alternativas.
Concluí-se que o plano de resultados deve ser elaborado com a convicção de que a empresa atingirá ou excederá todos os objetivos definidos. A adoção do princípio de participação de tender a melhorar a comunicação entre os níveis. Se este princípio for concretizado, os diversos executivos e supervisores poderão adquirir uma compreensão mais clara de suas responsabilidades, bom como das realizações deles esperadas.
...