A CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA SOCIEDADE ANÔNIMA
Por: joaquimekarla • 27/8/2018 • Trabalho acadêmico • 4.036 Palavras (17 Páginas) • 250 Visualizações
[pic 1]
ESTUDO SOBRE A CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA SOCIEDADE ANÔNIMA CAMARGO CORRÊA S.A.
[pic 2]
Recife, Outubro – 2017
[pic 3]
ESTUDO SOBRE A CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA SOCIEDADE ANÔNIMA CAMARGO CORRÊA S.A.
[pic 4]
Recife, Outubro – 2017
Sumário
1. Introdução 3
2. Aspectos Históricos 4
3. Análise de dados
3.1 Financeira 7
3.2 Econômica 9
3.3 Auditoria 11
4. Conclusão 13
5. Referência 15
6. Anexo 17
- Introdução
A expansão da contabilidade no cenário econômico e societário obteve grande proporção ao longo dos anos, através da difusão, do espaço diversificado do contador no âmbito profissional, desempenhando importante papel na tomada de decisões nas instituições existentes.
A contabilidade não pode ser utilizada e tida somente como auxiliar das precisões fiscais, mas como um formidável instrumento para a gestão e tomada de decisões. As corporações buscam respostas no tempo certo, com qualidade. Tais respostas possibilitarão melhores desempenhos planejados.
O processo decisório das organizações define o melhor caminho a ser seguido pelos administradores, para isso se faz necessário analisar informações a respeito das atividades financeiras das corporações, com o intuito de melhorar, manter ou definir a melhor estratégia a ser adotada. Assim como os usuários internos, os usuários externos podem sentir a necessidade de analisar tais informações, como no caso dos investidores, que necessitam saber a saúde econômico-financeira da organização, para tomadas de decisões na esfera dos seus investimentos.
Este trabalho tem como objetivo mostrar as demonstrações contábeis ou demonstrações financeiras da sociedade anônima construtora Camargo Corrêa, com base nos dados coletados e através de seus elementos, possibilitando aos empresários e administradores o planejamento e controle do patrimônio da instituição e das atividades sociais, constituindo assim, em mais uma ferramenta para estabelecimento de estratégia e tomadas de decisões.
- Aspectos Históricos
Filho dos proprietários rurais Francisco Ferraz de Camargo e Anna Claudina Camargo Ferraz, Sebastião Ferraz Camargo, nascido em 25 de setembro de 1909 em Jau (SP), não completou o terceiro ano do ensino primário, iniciou sua trajetória profissional transportando areia em carrinhos puxados por burros, para a construção de estradas no interior paulista. Trabalhou para os irmãos Urbino e Sinésio Sampaio Góes, tornando-se subempreteiro. Ganhou o sobrenome Penteado ao se casar com Dirce Penteado, da tradicional família Penteado, da burguesia industrial paulista.
A Camargo, Corrêa & Cia. Ltda. – Engenheiros e Construtores, surgiu da parceria entre Sebastião Camargo e Sylvio Corrêa, em 27 de março de 1939, com capital de 200 contos de réis, (valor hoje comparado à R$ 24.600.000,00), com sede na Rua Xavier de Toledo, centro de São Paulo, e tinha como sócios Sebastião Ferraz de Camargo Penteado, Sylvio Brand Corrêa e Mauro Marcondes Calasans.
Seu primeiro grande contrato, obtido no Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) foi a terraplanagem de um trecho de 12 quilômetros da estrada Banhado Grande – Mina da Pescaria – Mina do Espírito Santo, em Apiaí (SP), no ano de 1940. Outros grandes contratos obtidos logo após o início das atividades foram com a Companhia Carbonífera de Cambuí e Ministério da Aeronáutica. Nos anos 50, participou da construção de Brasília, após a compra de mais de 100 tratores.
Em 25 de setembro de 1946, foi constituída a Construções e Comércio Camargo Corrêa S.A., e publicada no Diário Oficial do Estado em 19 de novembro de 1946 a ata com a razão e objeto social. Apesar disso o controle da empresa permaneceu com Sebastião Camargo e família, como ocorre até os dias atuais.
Sob a influência de Juscelino Kubitschek, em 1960 foi construído um moinho de trigo, monitorado por um especialista trazido da Suíça e batizado de Moinho de Trigo Jauense. Em 1968 concluiu a construção da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sousa Dias, uma das maiores do Brasil, além de uma cidade ao redor para alojar os 12 mil funcionários. Nos anos 70 assumiu a construção da ponte Rio-Niterói, a pedido do então presidente Emílio Médici, após grande quantidade de acidentes fatais e desmoronamentos.
No dia 31 de janeiro de 2007, as ações da Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI) começam a ser negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A abertura de capital da empresa envolveu a emissão de 36 milhões de títulos, com a captação de R$ 521,9 milhões.
Mas como sabemos, as empresas podem abrir e fechar o capital quantas vezes quiserem, não há limitação, e por isso, a Camargo Correa em 2012, informou o fechamento de capital por motivos financeiros, já que estava com as ações em baixa, com as ações baratas e sendo assim adquirida pelo controlador.
...