A CONTABILIDADE COMO SUPORTE NA GESTÃO DO MEU NEGÓCIO
Por: gavamaral • 1/9/2017 • Dissertação • 436 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
A CONTABILIDADE COMO SUPORTE NA GESTÃO DO MEU NEGOCIO
A Contabilidade é o principal instrumento gerencial, no qual beneficia diversas áreas de negócios direcionando sua devida atenção a setores carentes de controle, auxiliando na tomada de decisões.
Area da educação é um ótimo exemplo a ser dado, pois é deficiente dos benefícios exorbitantes fornecidos pela contabilidade, com a criação de centros de custos, centros de responsabilidade.
- Centro de Custo é uma organização lógica que segmenta diferentes setores e atividades dentro de uma empresa. O conjunto dos centros de custos representam a estrutura total de uma empresa, sendo que cada um deles pode ser considerado, em termos, uma divisão independente.
https://proposeful.com/pt/blog/o-que-e-centro-de-custo/
- Centro de responsabilidade é o centro responsável pelo desempenho de alguma função, que é seu produto, e pela aplicação de recursos, ou insumos, tão eficiente quanto possível no desempenho dessa função.
https://www.portaleducacao.com.br/contabilidade/artigos/24884/centro-de-responsabilidade
Receita e custos por curso, cria condições de analise para investir nos cursos adequadamente, através desta controladoria, é possível também identificar setores cuja inadimplência é maior, demonstrando o grau de insatisfação em cada curso, pois o meio de intervenção dos alunos é o atraso de mensalidades.
O proveito é aferir a performance de produtos e serviços no mercado, mas é claro, necessita construção de um plano de contas bem elaborado, com grupos e subgrupos bem especificados, para uma fácil leitura e compreensão.
Quando um contador apresenta um relatório ele é apenas arquivado porque o gestor muitas vezes nunca se preocupa em conferir resultados, cada dia mais os contadores estão sendo obrigados a adquirirem conhecimento necessário do ramo em que se atua, qualquer erro pode levar a falência. O contador atuando ativamente para a criação de resultados, avaliara por exemplo o planejamento tributário, com isso conseguira enorme ganho na negociação de tributos, forma de apropriação obsoleta pode gerar gasto desnecessário, gerando prejuízos.
Algo de grande importância também é a ética na contabilidade, ordens serem verificadas anteriormente para verificação de sua legalidade, um contador atento com as normas e leis passa uma maior credibilidade, pelos olhos do gestor da empresa empregadora.
IFRS - Normas Internacionais de Informação Financeira
Ifrs regulamentação de relatórios contábeis, realizando padronização da linguagem universal mundial, facilitando interpretação de empresas multinacionais de todo e qualquer relatório decodificando-o gerando mais ‘transparencia’, sua implementação no Brasil parece estar indo de acordo com a normalidade.
O grande propósito de se adotar IFRS é para que as informações sejam úteis a todos os usuários (fornecedores, investidores, empregados, clientes, instituições governamentais ou financeiras, público e agências de notação) e assim os auxiliem de uma melhor forma, em suas tomadas de decisões.
...