A CONTABILIDADE DIGITAL RESUMO
Por: Raissa Vieira • 13/11/2017 • Resenha • 1.468 Palavras (6 Páginas) • 636 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO MARANHENSE DE ENSINO E CULTURA
RESUMO CONTABILIDADE DIGITAL
São luís
2017
Raissa Vieira Pereira (RA: 01710002856)
CONTABILIDADE DIGITAL
[pic 2]
São luís
2017
SUMÁRIO
Introdução
O crescimento da tecnologia tem gerado grandes mudanças no cotidiano das pessoas, inclusive na forma de comportamento. Com o crescimento tecnológico, a comunicação entre os seres humanos mudou de forma considerável. É perceptível que a tecnologia adentrou na vida das pessoas, pois ela está presente no dia - a - dia do ser humano: a tecnologia está nas escolas, está nos escritórios, está no campo nas lavouras e na produção de alimentos e etc., oferecendo para as pessoas: mais agilidade, conforto e eficiência na realização de suas atividades.
Essa realidade da era digital, se aplicada diretamente à rotina do contador que almeja manter – se no mercado produtivo. O tempo dos escritórios de contabilidade com grandes quantidades de papéis em cima das mesas e com os contadores tendo que fazer tudo manualmente, aumentando assim às chances de erros e retrabalhos, está acabando. A Contabilidade Digital surge para marcar a passagem para esta nova fase.
Dessa forma a era digital com suas ferramentas vem trazer novas oportunidades para os Contadores no mercado, pois auxilia na otimização do tempo, comunicação com clientes, clareza nos processos e melhor gestão do seu próprio negócio. Proporcionando mais segurança para a contabilidade na hora de registrar e gerenciar os registros contábeis.
CONCEITO
A Contabilidade Digital pode ser melhor conceituada no momento em que se passa a ver a internet como um meio, um caminho para a realização de tarefas contábeis. Tem por finalidade utilizar as ferramentas online para tornar os processos mais produtivos e eficientes.
O uso de denominações como contabilidade online e contabilidade 2.0 estão em foco, mas muitas vezes são utilizados de maneiras que desvirtuam o real papel do contador. Tal situação, inclusive, ajuda a afastar muitos profissionais da internet, já que nela veem uma substituta ao próprio contador. Basicamente, esse entendimento equivocado sinaliza uma contabilidade por automação, sem intervenção humana, com serviços básicos a custo baixíssimo. Em outras palavras, a total desvalorização da atividade.
A contabilidade digital (online, virtual, 2.0, ou qualquer outra forma de denominá-la) é oportunidade, não ameaça. Vale relembrar que a internet é o meio. Ou seja, é através dela que o contador pode e deve qualificar os seus serviços. E isso ocorre a partir de ferramentas que só existem graças à internet.
É verdade que, atualmente, muitas atividades profissionais foram descaracterizadas devido ao avanço da tecnologia. Mas com a contabilidade é bem diferente.
Esse é uma das áreas do conhecimento cuja substituição de homens por máquinas ainda se revela impossível. Para dizer de forma clara: o contador que se posicionar como um consultor ainda é uma peça insubstituível – e assim permanecerá.
FUNCIONALIDADES
A Contabilidade Digital utiliza as ferramentas tecnológicas para aperfeiçoar os serviços contábeis. Algumas tarefas podem ser otimizadas através delas, é o que veremos adiante.
Obrigações acessórias
Emissão de notas fiscais eletrônicas, envios por e-mail de declarações e guias entres outras atividades corriqueiras através do computador ou do celular.
- Integração contábil
Recebimento das informações contábeis das empresas via e-mail, não é mais necessário dirigir – se até o cliente. Integração de sistemas de gestão ao do cliente possibilitando a importação de dados
- Análise financeira
Acesso em tempo real das movimentações financeiras dos clientes através do monitoramento remoto, possibilitando desta maneira um melhor acompanhamento de cada receita e despesa registrada pela empresa.
- Suporte ao cliente
As evoluções nos meios de atendimento ao cliente são talvez a marca principal da revolução tecnológica proporcionada pela contabilidade digital. Muito mais barato e eficaz do que fazer uma ligação ou enviar um e-mail é passar uma mensagem pelo WhatsApp, chamar no Skype ou Hangout, enfim, são possibilidades inúmeras.
- Organização profissional
Através da gestão de documentos armazenados em nuvem e de informações organizadas em arquivos digitais, e não mais em papel, fica muito mais fácil dar conta de um maior número de demandas simultaneamente, sem que uma cause prejuízo às outras. A tecnologia trabalha a favor do melhor gerenciamento do tempo. Nos exemplos apresentados até aqui que há dois pontos em comum:
- O contador não foi substituído em nenhum dos processos
- A internet é o meio que qualifica a realização da tarefa.
Fica claro que há muitas vantagens em utilizar as ferramentas digitais.
DESAFIOS DA CONTABILIDADE DIGITAL
- Atenção e atualização
- O profissional contábil deve estar o tempo todo preparado para as mudanças. Não há um tempo estipulado para término e para alterações nas leis e a responsabilidade por acompanhar será sempre do escritório contábil. O cliente não pode ser responsabilizado por algo desse tipo. É o caso da nota fiscal eletrônica.
- Quem iniciou seu escritório nos anos 90 sequer imaginava que precisaria lidar com algo desse tipo na sua rotina profissional. Agora, em 2017, a nota fiscal eletrônica já é obrigatória – assim como o conhecimento do contador sobre o tema. E podem vir ainda mais alterações em um futuro breve. Por isso atenção e atualização são fundamentais para o sucesso de um escritório contábil em períodos de um mundo digital.
Cliente mais exigente com prazos
...