A Civilizações antigas mostram que a Contabilidade
Por: Paulohenryque90 • 20/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.499 Palavras (10 Páginas) • 260 Visualizações
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Planejamento 4
2.2 ORGANIZAÇAO 5
2.3 DIREÇAO 6
2.4 Controle 7
2.4.1 Comercial 7
2.4.2 Gestão de pessoas 8
2.4.3 Financeiro 10
2.5 Mortalidade nas Empresas 11
2.6 Razonetes e balancetes 12
CONCLUSÃO 14
3 REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
É difícil saber quando surgiu a Contabilidade. Estudos sobre as civilizações antigas mostram que a Contabilidade é tão antiga quanto o homem e que os primeiros sinais de sua existência datam de, aproximadamente, 4.000 anos a.C. As necessidades de cada período histórico fizeram com que a Contabilidade fosse se aprimorando. Com o passar do tempo, as atividades econômicas foram tornando-se mais complexas, fazendo com que o homem sentisse a necessidade do aperfeiçoamento do seu instrumento de avaliação da situação patrimonial.
Falaremos aqui sobre tópicos relacionados a fundamentos da contabilidade, onde apresentaremos balancetes, razonetes e tabelas informando debito e credito contábil de uma determinada empresa. Apresentaremos também maneiras de direção e organização não só voltada a contabilidade mas sim para a área administrativa de uma determinada empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PLANEJAMENTO
O planejamento é uma das funções principais do processo administrativo, possui conceitos mais amplos do que simplesmente organizar os números e adequar as informações, passando a ser um instrumento de administração estratégica, incorporando o controle de turbulências ambientais e possibilitando que a empresa conquiste mais competitividade e mais resultados organizacionais, pois é a função que indica a direção a ser consolidada pela empresa.
Missão: Garantir o transito de cargas e encomendas em todo o território de Santa Catarina
Valores:
Responsabilidade
Compromisso
Lealdade para com o Cliente
Atenção e Agilidade
Objetivos Organizacionais:
Sociais: Fazer parte da sociedade como colaboradora da circulação de produtos e matérias por todo o estado.
Comercial: Garantir a satisfação de cumprir com êxito todos os serviços solicitados com o máximo grau de agilidade e economia de tempo.
Financeiro: Poder gerar o lucro necessário para expansão da empresa por todo o terreiro nacional garantindo economia de tempo e dinheiro para o cliente.
Gestão de Pessoas: Oferecer para os colaboradores o máximo conforto possível para que o trabalho se torne prazeroso garantindo assim a fidelidade do funcionário.
Administrativo: Aprimorar tecnologias que irão facilitar a gestão da empresa evitando o máximo possível de tempo para a solução de problemas e desgaste da logística humana do setor.
2.2 ORGANIZAÇAO
Na intenção de tornar as estruturas organizacionais transparentes, as empresas investem e focam, cada vez mais, em uma ferramenta estrutural denominada organograma. Esta estrutura é a representação gráfica da empresa, funciona como a planta da corporação. O objetivo do organograma é ilustrar, de forma clara, cada departamento da empresa e seus colaboradores em questão, com intuito de esclarecer dúvidas de clientes, parceiros e fornecedores.
O ponto positivo é garantir a agilidade da percepção das áreas de negócios, ou seja, entender quem é o responsável e quais departamentos podem crescer e para onde os colaboradores podem almejar uma evolução.
A interpretação de um organograma não deve ser linear quando o tema é desenvolvimento de carreira, pois, o nível no qual o funcionário chegará depende de seu desempenho, ou seja, pelo organograma, um funcionário de assistente irá para analista júnior, mas, esta interpretação não dever ser limitada. É interessante enfatizar que é importante desenvolvê-lo com base em posições que precisam ser preenchidas e não com base em pessoas atualmente dentro da organização, desta maneira, a planta da empresa fica completa.
Abaixo temos ilustrando um pequeno exemplo do organograma de nossa empresa:
2.3 DIREÇAO
Liderança é um tema muito debatido atualmente no mundo corporativo e por professores das mais diversas universidades. As empresas investem grandes valores de seus budgets em treinamento de sua alta gerência para que estes profissionais aperfeiçoem suas competências de liderança e obtenham melhores resultados. No mundo acadêmico, são desenvolvidas estratégias baseadas em cases de sucesso e/ou criadas novas teorias para servirem de material de coaching no desenvolvimento de novas competências para um líder moderno.
Um líder deve saber distinguir as preferências de seus empregados e analisar o comportamento de cada um, encarando a diversidade, que pode ser a chave principal para uma equipe bem sucedida.
O segredo para um time de sucesso é diferenciar seus liderados por suas qualidades e ideias e valorizar o potencial de cada um. Jamais desmereça alguém por saber menos ou desconhecer alguma coisa. A verdadeira motivação está em ajudar o seu liderado a aprender e torná-lo capaz de atingir resultados que antes ele não achava possível.
- Conduzir o grupo nos momentos difíceis, colocando a equipe de volta ao caminho e em direção à recuperação é necessário para que o líder ganhe confiança dos subordinados e possa trabalhar em conjunto, assim qualificará sua liderança.
-
...