A Contabilidade Pública e de Entidade de Interesse Pessoal
Por: Renan Andrade • 29/3/2022 • Trabalho acadêmico • 542 Palavras (3 Páginas) • 124 Visualizações
Centro Universitário Claretiano
Curso de Graduação em Ciências Contábeis
Aluno: Renan Andrade de Souza
RA: 8064385
PORTFÓLIO 1: Contabilidade Pública e de Entidade de Interesse Pessoal
Volta Redonda
2021
Contabilidade pública
A Contabilidade Pública é uma das áreas da contabilidade que permite manter e desenvolver o controle do patrimônio público. Ela diz respeito à administração direta e indireta, incluindo órgãos do governo, empresas públicas, sociedades de economia mista, agências regulamentadoras, autarquias e fundações. Tem como seus principais objetivos como, cuidar do patrimônio e das suas variações, controlar o orçamento e sua execução, como previsão e arrecadação de receita, fixação e execução da despesa, dentre outros; registrar os fatos contábeis (modificativos, permutativos, mistos); registrar os atos potenciais praticados pelo administrador, que podem alterar qualitativa e quantitativamente o patrimônio; fornecer ao gestor informações atualizadas e exatas para subsidiar a tomada de decisões; incentivar o cumprimento da legislação.
No âmbito Municipal, Estadual e Federal (União), a contabilidade também tem o objetivo de auxiliar o gestor na tomada de decisão, na prestação de contas e na responsabilização (Accountability). Na contabilidade, encontram-se os registros orçamentários aprovados em cada ano, ou seja, receitas e despesas autorizadas pela Lei Orçamentária Anual (LOA).
Também podem ser encontrados informações de bens (equipamentos, imóveis), direitos (valores a receber) e obrigações (valores a pagar) do ente. Ao assumir o controle do ente público, o Gestor precisa entender a situação financeira da entidade, cujos dados estão sintetizados nos relatórios.
Um dos principais objetivos que norteiam a contabilidade aplicada ao setor público é o fornecimento de informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio aos usuários da entidade. Diante o exposto, nota-se que a contabilidade pública oferece informações que podem evidenciar o comportamento da receita e despesa orçamentária, do patrimônio público, com mensuração de produtividade e eficácia para o contínuo aperfeiçoamento das ações governamentais e, em cumprimento as legislações vigentes, possibilita transparência e benefício direto à população. Assim, concluiu-se que a contabilidade pública auxilia o gestor na tomada de decisões, vez que oferece informações necessárias para elaborar estratégias e adoção de medidas para melhorar o gerenciamento da administração da entidade pública.
O Controle da Administração pública pode ser executado pelo próprio órgão responsável, por outras entidades e até mesmo
...