A Controladoria
Por: Rychard Santiago • 10/4/2016 • Artigo • 1.019 Palavras (5 Páginas) • 343 Visualizações
2 – CONTROLADORIA
Este capítulo consiste no conceito de Controladoria, sua missão e função. Mostrando sua importância por viabilizar informações primordiais para a alta administração, com o propósito de conduzir as empresas em direção ao sucesso.
2.1 – CONCEITO
O aumento da complexidade na organização das empresas, a constante interferência do governo através de políticas fiscais, a diferenciação nas fontes de financiamentos das atividades, e, a procura por melhores práticas de gestão, criou-se a necessidade de uma estratégia mais adequada para um controle gerencial mais efetivo. É nesse contexto que surge um órgão interno cujo objetivo é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da organização no processo de gestão.
Esse órgão interno é a Controladoria que têm como atribuição, elaborar os relatórios administrativos bem minuciosos, pois, é onde permite aos empresários um cenário real e objetivo do desempenho da empresa e, auxilia a adquiri melhoria nos rendimento de suas operações, minimizando desperdícios. E, as empresas que utilizam a informação com eficácia, tem vantagem no mercado competitivo e, dessa forma, ganha espaço em relação a seus concorrentes.
Com base nessas informações, percebe-se uma modalidade de estrutura organizacional centralizada num departamento que mantem um sistema de informação capaz de proporcionar suporte racional à tomada de decisões pelos empresários, na busca da realização dos objetivos da empresa.
2.2 – MISSÃO DA CONTROLADORIA
A Controladoria, assim como todas as áreas de responsabilidade de uma empresa, deve esforçar-se para garantir o cumprimento da missão e a continuidade da entidade. Seu papel primordial nesse sentido consiste em interligar os esforços para conseguir um resultado global sinérgico, isto é, superior à soma dos resultados de cada área.
Dessa forma, a missão da Controladoria é melhorar os resultados econômicos da empresa, para garantir sua continuidade, por meio da integração dos esforços das diversas áreas.
2.3 – FUNÇÕES DA CONTROLADORIA
A Controladoria atua como órgão de observação e controle da diretoria administrativa, preocupando-se com a constante avaliação da eficácia e eficiência dos vários departamentos no exercício de suas atividades. É ela que fornece os dados e as informações, que planeja e pesquisa, visando sempre mostrar a essa mesma diretoria os pontos frágeis presente e futuro que põem em risco ou reduzem a rentabilidade da empresa.
Dessa forma, a Controladoria exerce a função de interligar as informações das diversas áreas, orientando o empresário na definição das estratégias, com o intuito de atender as necessidades de maior controle e monitoramento das operações internas e do comportamento das pessoas nas organizações.
3 – CONTROLLER
Este capítulo define o que é o Controller, suas atribuições dentro da empresa, bem como sua qualificação.
3.1 – DEFINIÇÃO
Controller é o profissional qualificado a exercer a controladoria em toda a sua plenitude, e que tem a tarefa de controlar ou verificar todas as contas da empresa, desenvolver a atividade envolvendo planejamento, execução, controle e análise do desempenho da gestão, atendendo a demanda nos diversos setores da empresa e tendo controle sobre o capital investido, os riscos do negócio, a carga tributária, os custos de produção, o valor agregado de cada produto, a qualidade do produto, as tendências e perspectivas do mercado, os lucros distribuídos aos sócios, o capital de giro próprio e de terceiros, os investimentos a curto e longo prazo, a produtividade, a eficiência da produção, os custos, as vendas, os pontos de equilíbrio na organização.
Percebe-se o quanto é importante esse profissional da Controladoria. E que, devido a sua importância como órgão de controle e assessoria, o Controller deve ser o profissional de alto nível da empresa. O posicionamento ideal seria em nível de diretoria, já existindo, em alguns grupos empresariais, o cargo de Diretor de Controladoria em seus organogramas.
3.2 – ATRIBUIÇÕES DO CONTROLLER
Os modernos conceitos de Controladoria
...