A DEFINIÇÃO DE CONTROLADORIA
Por: natalimenegueti • 13/12/2015 • Trabalho acadêmico • 736 Palavras (3 Páginas) • 435 Visualizações
DEFINIÇÃO DE CONTROLADORIA
A controladoria é um segmento da contabilidade, mas também pode ser definida como ramo da Administração, que tem como objetivo auxiliar os gestores da empresa no processo de planejamento e controle orçamentário e na organização de um plano financeiro estratégico e organizacional. Através de análises sobre eventos passados comparados ao desempenho atual, ele consegue prevenir problemas eventuais e auxiliar a definir possíveis rumos da empresa.
A primeira atividade a ser desenvolvida pela controladoria refere-se à parâmetro que se subdividem-se em forma e origem. A forma é unitários e intervalares e a origem é internos e externos. A controladoria entra nessa parte, pois é indispensável na tomada de decisões, é um processo que definirá a partir de dados gerados pela contabilidade, onde são informações que irá possibilitar que a empresa alcance seus objetivos de forma consciente utilizando seus recursos de forma eficiente para a sua sobrevivência. Contudo a empresa deve criar uma estrutura para o seu planejamento, controle de suas atividades internas e seus reflexos externos. Fica evidente no sentido de que a contabilidade em todo o seu aspecto teórico estuda e se envolve nos processos econômicos da empresa. Sendo assim, deve estar direcionando a aplicação prática e ordenada de seus conceitos, princípios e normas para a eficácia empresarial, que deve ser priorizada tendo em vista a continuidade do negócio e o lucro de seus acionistas.
COMO ELA É APLICADA ATUALMENTE
Hoje em dia o ramo empresarial anda fiscalizando criteriosamente cada passo que a sua empresa da, pois querendo não a falhas ainda no sistemas. Muita das grandes empresas já usava a controladoria em suas empresas, mas agora o mercado esta exigindo que os empresários adotem e utilizem na parte de gestão empresarial. Pois com o aumento da globalização no mundo as necessidades econômicas aumentaram afetando o cenário empresarial, sendo que o mercado ficou mais competitivo e fragilizado. As empresas modernas e que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido, necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência. Neste novo cenário surge um órgão interno cuja finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da entidade no processo de gestão. Eles têm a função de elaborar os relatórios gerenciais mostrando para os empresários a real situação da empresa, para evitar erros.
É por isso que hoje a controladoria toma mais foco, pois ela ajuda nas tomadas de decisões da empresa, e cada vez mais o seu planejamento e mais detalhado e bem feito.
CONTROLLER
O controller é responsável em gerar informações que supram a necessidade dos gestores. Através de análises sobre eventos passados comparados ao desempenho atual, ele consegue prevenir problemas eventuais e auxiliar a definir possíveis rumos da empresa. Além disso, ele é responsável por manter o foco nos planejamentos e orçamentos traçados pela organização, O Controller envolve-se em planejamento, tomada de decisão, desenho de sistemas de informações e de sistemas de incentivos, e em várias outras tarefas, além de ajudar gerentes em
...