A Definição da Disciplina de Seminários Integrados em Ciências Contábeis
Por: _andresasouza • 26/8/2020 • Trabalho acadêmico • 1.545 Palavras (7 Páginas) • 309 Visualizações
FACULDADE ESTÁCIO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANDRESA STEFANY DE SOUZA
PORTFÓLIO
RECIFE/2019
- Definição da Disciplina de Seminários Integrados em Ciências Contábeis
Essa disciplina nos proporciona fixar com mais especificidade os assuntos abordados. Nela conseguimos construir um debate e esclarecer dúvidas sobre o conteúdo proposto e mais, ela permite que o aluno possa se autodiagnosticar. O resultado dessa troca é um maior aprendizado geral e satisfatório.
- Sobre a Disciplina de Seminários Integrados em Ciências Contábeis
O objetivo da disciplina é desenvolver o pensamento crítico sobre os assuntos já vistos durante o curso. Demonstrar seu entendimento prático e teórico proporcionando a capacidade de avaliar as habilidades.
- Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. O Sinaes reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e das avaliações institucionais e dos cursos.
- Integração Curricular
Ao longo dos trabalhos eu pude extrair muito conhecimento. Foi importante relembrar assuntos já estudados e compreender numa linguagem mais acessível. Todas as equipes se dedicaram em pesquisar, exemplificar e ilustrar para que o objetivo fosse único para todos: o conhecimento. Avaliar e ser avaliado foi essencial. Essa troca fez simular uma realidade profissional.
Apresentações dos Seminários
11/02/2019
Apresentação da disciplina com a professora Glória onde explicou a proposta, os trabalhos e seminários.
18/02/2019
Apresentação do artigo para o exercício da interpretação com o objetivo de um maior esclarecimento da disciplina.
25/02/2019
Palestra com Nilsa Cordeiro sobre a carreira o contador do período acadêmico até o mercado de trabalho.
18/03/2019
Equipe que apresentou: Marcos, Elielton e Mariana
Equipe que mediou: Lucas, Andresa e Ana Gabriela
CPC 26 – Estrutura das Demonstrações Contábeis. A equipe abordou tópicos como Balanço Patrimonial (ativo, passivo e PL), DRE, DRA, DMPL, DFC, Notas Explicativas, elementos que alteram e não alteram o PL.
Conclusão: Desse tema nós relembramos os conceitos e a importância das demonstrações. A equipe inseriu exemplos e optaram por uma apresentação bem conceitual para que atendesse o tema e o tempo.
25/03/2019
Equipe que apresentou: Isabela, Thalis e Filemon
Equipe que mediou: Edilane, Regileno e Rodrigo
Direito Empresarial e Tributário. Eles trouxeram a definição da legislação, como funciona, do que se trata, quais os direitos e deveres do empresário, como regularizar a empresa, detalharam os tipos de sociedade e apresentaram os princípios que regem o Direito Tributário.
Conclusão: Mesmo com uma apresentação resumida, o grupo conseguiu levantar um debate e tudo o que faltou apontar, a sala junto à professora ressaltou. Conseguimos ter uma visão maior sobre a questão empresarial no quesito empresa e empresário.
01/04/2019
Equipe que apresentou: Andresa, Ana Gabriela e Lucas
Equipe que mediou: Ronaldo, Elba, Naelson e Anderson
Contabilidade Comercial e Financeira. Debatemos controle de estoque pelos métodos: preço específico, PEPS, UPES e custo médio, comparamos resultados, esclarecemos viabilidade, legalidade e uso prático dos métodos, conceituamos e comparamos os dois ramos da Contabilidade, explicamos do que se trata e como se calcula o CMV, os tipos de contabilização mista e desdobrada, os regimes de inventário periódico e permanente, falamos sobre a importância da apresentação dos relatórios: balanço patrimonial, DRE e DFC, e finalizamos com características da contabilidade financeira.
Conclusão: Nossa equipe se preocupou em não somente conceituar, mas também trazer exemplos claros para que todos pudessem somente em olhar perceber tudo o que estávamos falando. Acredito que atendemos com sucesso o nosso objetivo.
08/04/2019 (grupo 1)
Equipe que apresentou: Aryanne, Felipe e Isabelly
Equipe que mediou: Letícia, Ana Vasconcelos e Maria Clara
Lucro Simples e Presumido. O grupo iniciou a apresentação conceituando o regime tributário e lucro simples. Apresentaram requisitos para se enquadrar no regime do simples, benefícios e desvantagens, exemplificaram e ensinaram o cálculo, ressaltaram o fator R e nos trouxeram algumas curiosidades do assunto. Em seguida, foi a vez do Lucro Presumido ao qual veio o conceito, a tributação, o período de apuração, o cálculo, suas vantagens e desvantagens.
Conclusão: A equipe foi bem extensa, mas conseguimos entender a diferença tributária dos dois regimes e seus conceitos.
08/04/2019 (grupo 2)
Equipe que apresentou: Grazielly, Mikaelly e Renata
Equipe que mediou: Renato, Bruno e Aleff
Lucro Real. A equipe deu uma introdução, apontou as obrigatoriedades da apuração pelo lucro real, esclareceu vantagens e desvantagens, as obrigações principais e acessórias, incidência não cumulativa, exemplos da apuração e Lalur.
Conclusão: Esse tema amplificou o conceito, mesmo com a crítica ao qual elas não trouxeram exemplos reais, eu consegui adquirir um bom entendimento e recordar conceitos de Lucro Real já visto ao longo do curso.
...