A ECONOMIA E MERCADO
Por: Nathgomessz • 28/10/2021 • Trabalho acadêmico • 528 Palavras (3 Páginas) • 419 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – ECONOMIA E MERCADO
Portfólio da matéria de economia e mercado
desafio do assunto 3
........................................................................................................................................
Guarulhos
2021
Portfólio da matéria de economia e mercado
desafio do assunto 3
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário ENIAC para a disciplina de Economia e Mercado.
Prof. Domingos Raimundo Teixeira Gonçalves.
Guarulhos
2021
[pic 2]
Respostas
....................................................................................................................
a) Com base nas informações da tabela, construa o gráfico de fronteira de possibilidades de produção.
O custo de oportunidade é um conceito teórico que mensura o custo daquilo que se deixa de fazer quando é preciso fazer uma escolha de qualquer tipo.
Este custo se diferencia de um custo real, também conhecido como um custo contábil, que acontece de maneira direta e quantitativa. O custo de oportunidade se baseia em um "custo qualitativo" daquilo que poderia ser feito.
[pic 3]
b) Qual o custo de oportunidade da produção do bem Y, quando se passa do ponto E para o D, do D para o C, do C para o B, e do B para o A? Explique os resultados.
E para D -> 90 - 75 = 15
Do ponto E para o ponto D, é produzido mais de 10 mil unidades de Y, com um custo de oportunidade de 15 mil unidades de X.
D para C -> 75 - 55 = 20
Do ponto D para o C, o custo de produzir mais 10 mil unidades de Y é 20 mil unidades de X.
C para B -> 55 - 30 = 25
Do ponto C para o B, para obter mais 10 mil de Y, reduz-se 25 mil unidades de X.
B para A -> 30 - 0 = 30
Do ponto B para A, o custo de oportunidade de produzir mais 10 mil unidades de Y é 30 mil unidades de X.
Quanto mais se escolhe o produto X, menos pode se ter do produto Y, e vice versa.
c) Nas letras a e b, consideramos os fatores de produção constantes. Neste item, vamos variar um dos nossos fatores de produção. Considere apenas a produção do bem X. A produção do bem X depende de dois fatores, capital e trabalho (mão-de-obra). Imagine que o fator capital é fixo, isto é, ele não é variável sob nenhuma condição.
[pic 4]
O acréscimo de unidades do fator trabalho aumenta a produção total, mas podemos notar um decréscimo na produção marginal, ou seja, relacionada ao incremento de uma unidade de trabalho a cada etapa do processo produtivo. A teoria defende que a eficiência produtiva diminui a cada novo fator de produção colocado ao mesmo fator fixo. Quando se supõe a existência da lei dos rendimentos decrescentes, diz-se que o custo de oportunidade é crescente.
CONCLUSÃO
Portanto, sabemos que a escolha de oportunidade é um método muito utilizado em grandes empresas, pois esta estimativa pode orientar as decisões difíceis, que de um modo ou de outro, sempre se apresentarão.
...