A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
Por: 999814910 • 25/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.586 Palavras (11 Páginas) • 435 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 CONCLUSÃO
4 REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Em função das necessidades atuais a informação tornou-se essencial para os setores públicos e privados , visando atender um novo publico, teve que incorporar novas tecnologias. Cada vez mais as organizações utilizam sistemas de informação para auxiliar na tomada de decisões e no alcance dos objetivos propostos.
Em vista, avaliaremos alguns sistemas utilizados nas organizações para serem feitas comparações entre os exercícios, e demonstrando o crescimento, ou não delas e como influenciam suas ações sociais e ambientais. Não se esquecendo da importância dos métodos quantitativos para o tão competitivo mercado.
- DESENVOLVIMENTO
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) é uma empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que tem como finalidade promover, estimular, coordenar e executar atividades de pesquisa, com o objetivo de produzir conhecimentos e tecnologia para o desenvolvimento agrícola do País além de dar apoio técnico e administrativo a órgãos do Poder Executivo, com atribuições de formulação, orientação e coordenação das políticas de ciência e tecnologia no setor agrícola.
Sendo assim, percebe-se que no decorrer do ano de 2010 para 2011 houve um decréscimo no valor pago para os itens de gestão da política Agropecuária, Pesquisa e Desenvolvimento tanto para a Competitividade e Sustentabilidade do agronegócio como para Os itens que se referem a Agropecuário e Agroindustrial para a Inserção Social, assim também como uma redução de 2010 para 2011 nos valores pagos para Desenvolvimento de Agroenergia e Conservação e Manejo e uso sustentável de Agrobiodiversidade.
Ao longo dos anos de 2010 a 2013 nota-se um decréscimo considerável no item de os especiais - Cumprimento de setores judiciais, porém todos alcançaram entre 81% e 90% a meta estabelecida de para seu respectivo ano. No ano de 2014 observou-se um crescimento razoável nos valores pagos dessa conta, alcançando assim a meta de 87,92% com relação ao valor previsto para aquele ano.
Na conta de operações especiais – Serviço de Dívida Externa obteve-se um relevante crescimento ao longo doas anos de 2010 a 2012, destacando os anos de 2011 2 2012 onde foram alcançados 100% dos valores previstos com o orçamento do seu respectivo ano.
No que se refere à inovação para a agropecuária, anos percebe-se uma instabilidade ao longo doa anos. No ano de 2014 foi atingida com mais de 50% a meta estabelecida com relação ao valor orçado. No ano de 2012 E 2013 não foi alcançado nem 50% do valor para o respectivo ano.
No entanto, as contas de Programa de gestão e Manutenção do Ministério da agricultura, pecuária e abastecimento obtiveram um crescimento significativo durante 2012 a 2014. Destaca-se que em todos esses anos foram alcançados 100% do valor em orçamento.
Segundo o balanço apresentado pela Embrapa nos anos de 2010 a 2014, percebeu-se um decréscimo nos itens de pesquisa e desenvolvimento tanto para a sustentabilidade do agronegócio como para a o item de pesquisa e desenvolvimento agropecuário e agroindústria para a inserção social. Com a queda nos valores pagos notou-se também que foi atingido em até 50% da meta com relação ao valor estabelecido no orçamento do seu respectivo ano, dessa forma a empresa poderia ter investido mais nesse ponto.
Outro ponto relevante para se destacar e o desenvolvimento de agroenergia, onde o Brasil é referencia, percebeu-se uma queda relevante de um ano apara outro. A meta estabelecida no ano também não foi alcançada, sendo que em 2010 foi de 64% aproximadamente e 2011 apenas de 24,57% com relação ao valor orçado. A empresa poderia ter investido mais nesse ponto visto que programas com etanol e biodiesel atraem a atenção do mundo, pois oferta alternativa ecológica e econômica já que substitui a dos combustíveis fosseis.
Os sistemas de informação podem ser entendidos como o conjunto de partes que interagem entre si integrando-se para armazenar dados e gerar informações para contribuir nas decisões. Quando utilizam a tecnologia da informação, é o conjunto de software, hardware, recursos humanos e respectivos procedimentos que antecedem e sucedem o software. (ALTER, 1996; STAIR, 1998; REZENDE, 1999).
Atualmente os Sistemas de Informação Operacionais (SIO) comtemplam o processamento de operações e transações rotineiras quotidianas, incluindo seus respectivos procedimentos. Controlam os dados detalhados das operações das funções organizacionais imprescindíveis ao funcionamento harmônico das cidades, prefeituras e organizações (privadas ou públicas), auxiliando a tomada de decisão do corpo técnico ou operacional das unidades departamentais. Como exemplos: planejamento e controle de produção, faturamento, estoque, código de material, folha de pagamento, contabilidade fiscal etc.
Os sistemas de informação podem ser entendidos como o conjunto de partes que interagem entre si integrando-se para armazenar dados e gerar informações para contribuir nas decisões. Quando utilizam a tecnologia da informação, é o conjunto de software, hardware, recursos humanos e respectivos procedimentos que antecedem e sucedem o software. (ALTER, 1996; STAIR, 1998; REZENDE, 1999).
Atualmente os Sistemas de Informação Operacionais(SIO) comtemplam o processamento de operações e transações rotineiras quotidianas, incluindo seus respectivos procedimentos. Controlam os dados detalhados das operações das funções organizacionais imprescindíveis ao funcionamento harmônico das cidades, prefeituras e organizações (privadas ou públicas), auxiliando a tomada de decisão do corpo técnico ou operacional das unidades departamentais. Como exemplos: planejamento e controle de produção, faturamento, estoque, código de material, folha de pagamento, contabilidade fiscal etc.
...