A FUNÇÃO NA CONTROLADORIA EM UMA CISÃO
Por: kauhan • 19/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.930 Palavras (12 Páginas) • 217 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
“O começo de todas as ciências é o espanto
de as coisas serem o que são.”Aristóteles...
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 desenvolvimento
2.1 planejamento tributário
2.2 destaque da controladoria em planejamento tributário
2.3 controladoria minimizado custos
2.4 FUNÇÃO NA CONTROLADORIA EM UMA CISÃO
3 BALANÇO CONSOLIDADO após processo de incorporação
4 PARECER Do AUDITOR NAS DEMONSTRAÇOES CONTABEIS (B P)
4.1 BALANÇO PATRIMONIAL (APÓS INCORPORAÇÃO)
5 parecer demonstração consolidada após incorporação
10 CONCLUSÕES
11 REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca evidenciar conhecimentos adquiridos no decorrer do semestre das disciplinas de Perícia, Auditoria e Atuária, Controladoria, Planejamento Tributário.
No desenvolvimento da dissertação a seguir apresentamos uma proposta de planejamento tributário para contribuir com a redução dos encargos tributários das organizações. Sabe-se que no Brasil a carga tributária é assombrosa e as leis são um tanto complexas.
A falta de conhecimento das leis tributárias tem proporcionado grandes perdas de competitividade das empresas. Argumentos da produção textual se da na importância do Planejamento Tributário e se ele realmente é eficaz e necessário para as empresas.
Este tema aborda ainda os procedimentos de um auditoria, euma das possíveis formas de realização do planejamento tributário, sendo a utilização das operações de reorganização societária, usando as ferramentas de fusão, incorporação e cisão,e os aspectos que envolvem a redução da carga tributária, que são inseridos em uma abordagem estratégica a qual deve ser monitorada e coordenada pela controladoria.
desenvolvimento
planejamento tributário
O planejamento tributário nas organizações é uma necessidade de sobrevivência no mercado, buscando assim soluções seguras e legais para diminuição da carga tributaria. Para tantoé um dos instrumentos utilizados nos últimos tempos como parte da gestão tributos realizados pela controladoria.
Fabretti (2001ª, p. 30) define o planejamento tributário da seguinte forma: “O estudo feito preventivamente, ou seja, antes da realização do fato administrativo, pesquisando-se seus efeitos jurídicos e econômicos e as alternativas legais menos onerosas, denomina-se Planejamento Tributário.”
De acordo com Zancula, existem três finalidades consideradas relevantes no planejamento tributário sendo elas:
1) Evitar a incidência do fato gerador do tributo - pode-se substituir a maior parte do pró-labore dos sócios de uma empresa pela distribuição de lucros, evitando assim, a incidência do INSS (20%) e do IR na Fonte (27,5%).
2) Reduzir o montante do tributo, sua alíquota ou reduzir a base de cálculo do tributo - podemos considerar a declaração de imposto de renda pode optar por deduzir até 20% da renda tributável como desconto padrão (com limite anual fixado) ou efetuar as deduções de dependentes, despesas médicas, plano de previdência privada, etc. Neste caso existe a opção de escolha que permite a melhor forma para declaração de IR reduzindo o valor á pagar ou aumentando a restituição á receber.
3) Retardar o pagamento do tributo, postergando (adiando) o seu pagamento, sem a ocorrência da multa - pode-se alterar a data do faturamento da empresa para o 1º dia do mês subsequente. Com isto, se ganha 30 dias adicionais para pagamento do PIS, COFINS, SIMPLES, ICMS, ISS, IRPJ e CSL (Lucro Real por estimativa), se for final de trimestre até 90 dias do IRPJ e CSL (Lucro Presumido ou Lucro Real trimestral) e 10 a 30 dias se a empresa pagar IPI.
destaque da controladoria em planejamento tributário
A controladoria enquadra-se na gestão de situações que surgiram com o aumento da competitividade e a crescente exigência dos consumidores – o que causou uma mudança no paradigma das empresas. A missão da controladoria é aprimorar o processo decisório garantindo informações adequadas aos gestores em busca de uma eficácia gerencial.
Para confeccionar um planejamento tributário de uma organização, é importante a utilização de importantes fontes de pesquisa, tais como: Legislação Tributária (Constituição e o Código Tributário Nacional), todos os registros contábeis da empresa (Balanços, DRE, etc.), livros fiscais, além de guias de recolhimento e declarações de rendimentos. Além disso, de acordo com Chaves, “A empresa deve procurar profissionais especializados em planejamento tributário para constituir um comitê de impostos formado por advogado, contador e administrador da empresa”.
Ainda segundo Chaves, através da equipe de especialistas, deverão ser tomadas as ações seguintes:
...