A GESTÃO EMPRESARIAL COM FOCO NAS PRÁTICAS TRABALHISTAS BRASILEIRAS
Por: Amandaemh • 21/6/2022 • Trabalho acadêmico • 803 Palavras (4 Páginas) • 401 Visualizações
GESTÃO EMPRESARIAL COM FOCO NAS PRÁTICAS TRABALHISTAS BRASILEIRAS
Amanda Eduarda Mendes Hilario
Débora Duarte Macedo Eloísa Mateus Figueiredo Cristiano Castelo da Silva Tutor: Mariane Bernardes
- INTRODUÇÃO
A Função Gerencial de gestão de pessoas é um conjunto de métodos, habilidades, práticas e políticas, com objetivo de enrijecer o capital humano nas organizações e administrar o comportamento de cada colaborador. Este departamento deve conhecer todos os processos internos que fazem toda a empresa funcionar, de forma plena e a gerar resultados satisfatórios, através dos colaboradores que fazem parte do negócio. A Gestão de Pessoas, trabalha a capacitação, o envolvimento e o desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa. Esta área tem a função de humanizar os processos organizacionais, bem como as empresas de maneira geral.
Também conhecida como Administração de Recursos Humanos, um dos principais objetivos da Gestão de Pessoas é encontrar e colocar em prática mecanismos e estratégias de valorização dos profissionais. Além disso, grande parte das ações desta área tem como função trabalhar na formação dos colaboradores, com o intuito de proporcionar o crescimento da organização e também da carreira destes próprios colaboradores.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A função gerencial de gestão de pessoas, visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais. Trata-se a rigor, da evolução das áreas designadas antigamente como Administração de Pessoal, relações industriais e administração de recursos humanos.
No Brasil, o processo de evolução da gestão de pessoa foi marcado por características leais e pelo referencial taylorista. Atualmente, a maioria das empresas brasileiras mantém departamentos de recursos humanos, porém a adoção dessa designação parece estar relacionada ao interesse em apresentar uma característica de modernidade, segundo uma pesquisa comentada por Gil (2001) “53% dos gestores brasileiros priorizam mais o cumprimento de normas e procedimentos que a prática de inovações. ”
No âmbito da gestão de pessoas, os sistemas do setor podem ser assim classificados: suprimento, aplicação, manutenção, desenvolvimento e controle. No sistema de suprimento há as seguintes atividades: identificação das necessidades de pessoal, pesquisa de mercado de recursos humanos,
recrutamento e seleção. No de aplicação faz-se as atividades: análise e descrição de cargos, planejamento e alocação interna de recursos humanos.
As atividades de salários, benefícios, carreiras, higiene, segurança no trabalho e relações com sindicatos são desenvolvidos no sistema de manutenção. No desenvolvimento faz-se: treinamento e desenvolvimento de pessoal, desenvolvimento e mudança organizacional. E no controle existe as atividades de: avaliação de desempenho, banco de dados, sistemas de informações gerenciais e auditoria de recursos humanos.
A administração de recursos humanos pode ser entendida, como uma série de decisões integradas que formam as relações de trabalho, sua qualidade influencia diretamente a capacidade da organização e de seus empregados em atingir seus objetivos.
Além disso, a administração de recursos humanos é uma área de estudos relativamente nova, podendo ser aplicável a qualquer tipo e tamanho de organização. Segundo MARQUES (2003):
A administração de recursos humanos caracteriza-se por ser uma área interdisciplinar, pois envolve, necessariamente, conhecimentos de múltiplos campos como a psicologia organizacional, sociologia organizacional, engenharia do trabalho, direto do trabalho, dentre outros, e por se referir aos aspectos internos e externos a organização.
...