A GRANDE MENTIRA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Por: anaavelar • 22/8/2020 • Projeto de pesquisa • 348 Palavras (2 Páginas) • 1.008 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM CONTROLADORIA EMPRESARIAL
Resenha Crítica de Caso
Nome do aluno Ana Paula
Trabalho da disciplina Controladoria
Tutor: Prof. Jose Augusto
Betim
2020
A GRANDE MENTIRA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Referência: L. Martin, Roger. Título do caso. Harvard Business Review l, Janeiro – Fevereiro 2014.
O Planejamento estratégico é um ponto de partida para que as empresas possam através de suas ações visar um futuro adequado para a organização. Muitos executivos em sua zona de conforto acabam não fazendo, pois ficam assustados em ver um futuro questionável. Porém um bom planejamento ajuda a empresa a definir qual direção a empresa deverá seguir.
As empresas costumam fazer um planejamento estratégico muito detalhado, porém nem sempre mostra a realidade da empresa. Existem muitos desafios do dia a dia, que não podem ser mensurados e acabam mudando as diretrizes para atender determinada demanda.
O texto aborda várias armadilhas que precisamos ficar atentos no momento de fazer o planejamento estratégico. O planejamento deve ser feito à longo prazo, com foco na competitividade atual, pois o mercado é muito dinâmico e está se atualizando constantemente.
Outro ponto mencionado no texto, é planejar o custo da mesma forma da receita. Os custos estão sob controle da empresa, já a receita, é totalmente independe, sendo assim são duas áreas totalmente distintas. Os gestores precisam entender que o custo é a empresa toma a decisão, porém a receita, são os clientes que estão no comando.
Por isso, encerrando minha análise do texto, o autor faz uma comparação entre o planejamento estratégico mais detalhado e mais destemido. Posso dizer que a construção de um planejamento estratégico, está ligado as tendências de mercado, com a necessidade de identificar quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas ao negócio.
...