A Grande Mentira do Planejamento Estrategico
Por: Ronaldo Gambarine • 9/3/2021 • Artigo • 720 Palavras (3 Páginas) • 256 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROCESSOS
Resenha Crítica de Caso
A Grande Mentira do Planejamento Estratégico
Ronaldo Gambarine de Santana
Trabalho da disciplina Visão Estratégica
Tutor: Prof. Eduardo de Moura
Viana (ES)
2020
A Grande Mentira do Planejamento Estratégico
Referência:
https://cndl.org.br/politicaspublicas/wp-content/uploads/estudos/A%20grande%20mentira%20do%20Planejamento%20Estrat%C3%A9gico%20-%20Roger%20Martin.pdf
https://www.setecnet.com.br/artigo-4-mentiras-que-te-contaram-sobre-planejamento-estrategico/
Para a criação de um bom Planejamento estratégico, não basta apenas criar uma cartilha cheia de regras e normas e enviar a seus funcionários para que sigam corretamente o que nela está escrito. É preciso está atento aos desafios que foram feitos no planejamento para que não seja desperdiçado todo o trabalho de uma equipe.
Em alguns setores e principalmente no passado, a concorrência, a legislação, as tecnologias e os mercados ficavam inalterados por décadas possibilitando maior capacidade de planejamento e a construção de um plano robusto e estável. Atualmente, e cada vez mais, você precisará fazer essas mudanças muito rapidamente. Pensar em estratégia como algum tipo de compromisso de longo prazo pode torná-lo cego às necessidades do cliente e as condições de contorno do seu negócio. Estratégia diz respeito aos fundamentos de como o negócio funciona: as fontes de criação de valor, os direcionadores do custo para entregá-lo e avaliação da competição.
Criação de metas em longo prazo criando avaliação apenas no primeiro ano torna-se um risco muito grande para as metas pretendidas pela empresa.
Seguir uma estratégia e ter constância de propósito não significa seguir um plano indefinidamente, mas realizar planejamento com profundidade, colhendo informações e Indicadores de curto prazo e o crescimento do desenvolvimento são fundamentais para um bom resultado de suas metas.
Quando falamos em bom resultado de metas, logo associamos ao aumento de receitas, porém para que isso aconteça se faz necessário que todos envolvidos no processo sejam citados, estes vão desde funcionários até clientes dependendo do ramo da empresa.
A forma de pensar que defende a criação de protótipos rápidos, projetados para validar suposições de mercado, e usa o retorno dos clientes para desenvolvê-los muito mais rapidamente do que através de práticas de desenvolvimento mais tradicionais. Por ser descrito como o pensamento enxuto aplicado ao processo empreendedor, tem por objetivo reduzir o desperdício e permite maior grau de adaptação gerando mudanças rápidas ao retorno do mercado e permitindo iteração e refinamentos constantes. Com isso, tem-se a percepção que existe uma dicotomia entre o planejamento estratégico e a validação sistemática. Isso é um erro, pois a discussão estratégica é anterior à discussão do método de desenvolvimento. A necessidade do desenvolvimento de um novo produto ou serviço para resolver determinada dor parte da estratégia. E o refinamento do produto antes do seu lançamento é só uma forma de validar o seu planejamento e entendimento de mercado antes do lançamento. Assim, a agilidade é uma forma de validar seu planejamento estratégico e adaptá-lo caso necessário.
...