A HISTORIA DA AUDITORIA
Por: Matheus Figueira • 6/4/2021 • Trabalho acadêmico • 490 Palavras (2 Páginas) • 108 Visualizações
Aluno: Matheus da Silva Figueira
1 - Cite, pelo menos, dois antecedentes históricos da Auditoria e do Auditor?
Auditor: Na Franca do século XII os barões faziam uma leitura em praça pública das suas contas na presença de funcionários que foram designados pela Coroa. E outro exemplo seria na Inglaterra no Século XIII o Rei Eduardo I concedeu aos seus barões direitos de nomear representantes fiscais, e eles até mesmo faziam a conferencia e prestavam contas do testamento da esposa morta.
Auditoria: Alguns mercadores tinham pessoas muitos competentes entre o século XV e XVI que eram chamados de guarda-livros, que por sua reputação tão grande passaram a ser consultados sobra a escrituração de transações. Especialistas deixaram de praticar a atividade contábil para uma única pessoa e passou a atender as demais pessoas.
2 - Como surgiu o auditor interno?
Eles começaram tendo primeiro o auxílio de funcionários das organizações auditadas, e depois com o tempo passando eles foram se especializando mais e aprendendo as técnicas de Auditoria. E com isso a utilidade dessa função para a saúde de qualquer negócio foi sendo reconhecida e a partir disso os serviços de revisão interna dos trabalhos contábeis foram continuados e tornado permanente.
3 - Qual o primeiro registro da atividade de auditoria no Brasil?
Explique;
Existiam registros sobre o tráfico de escravos, ciclo do ouro, açúcar, cana e até mesmo a cobrança do quinto. Mas como no controle público não tinha uma pratica contábil que impedisse desvio de verba, sonegação e até mesmo o contrabando, em 1549 por meio do dom João III que era o rei de Portugal foi nomeado os primeiros contador-geral e guarda-livros.
O primeiro trabalho de Auditoria registrado no Brasil de que se tem conhecimento ocorreu há pouco mais de um século, quando o balanço da São Paulo Tramway, Light and Power Company relativo ao período compreendido entre junho de 1899 e dezembro de 1902 foi analisado pela empresa de Auditoria Clarkson & Cross – atualmente Ernst & Young.
4 - Qual é a primeira unidade de auditoria instalada no Brasil?
Explique;
Na primeira metade do século XIX os guarda-livros atuavam em área pública. Mas com a atividade dos guarda-livros foram mais reconhecidas em território brasileiro em 1870 por meio de um decreto Imperial n. º 4.475 que reconhecia oficialmente da Associação dos Guarda-livros da Corte no centro do Rio.
Instaladas no Brasil nas primeiras décadas do século XX, as empresas internacionais de Auditoria contribuíram muito para o avanço do conhecimento e para a implantação de técnicas contábeis em São Paulo.
5 - Cite e comente, no mínimo, três fatores que impulsionaram a
Auditoria no Brasil na primeira metade do século XX.
Devido a vários investimentos internacionais trazidos em no pais e que foram aplicados na infraestrutura de portos, ferrovias, navegação, iluminação pública e etc. Fez com que o avanço do brasil viesse aumentando e fez com que as empresas de contabilidade e auditorias viessem para com o objetivo de expandirem seus negócios e contribuir para o avanço do conhecimento da Auditoria.
...