A História da contabilidade
Por: CamilaFariasz • 9/11/2017 • Resenha • 258 Palavras (2 Páginas) • 154 Visualizações
A história da contabilidade
O homem primitivo já praticava a contabilidade, pois contava seus instrumentos de caça e pesca e seus rebanhos. Na mesopotâmia foram encontrados os primeiros registros de patrimônio, assim, os séculos foram passando, mas as marcas dos egípcios permaneceram até os dias de hoje.
Os primeiros livros contábeis foram dos escribas. Com o passar do tempo e a evolução os registros foram simplificados por símbolos. Foram os romanos que criaram uma contabilidade mais organizada. Os árabes, por sua vez, trouxeram obras escritas da contabilidade que influenciaram o comércio, pois surgiu interesse dos comerciantes entre seus credores e investidores e era útil entre os consumidores e fornecedores. O sistema da contabilidade começou a se estabelecer.
Quando o Brasil foi descoberto, vieram o que hoje chamamos de “contador”, com o desenvolvimento da colônia os princípios contábeis foram regulamentados, e foi em Portugal que a contabilidade começou a ser vista como uma profissão e assim iniciou o ensino contábil. As escolas surgiram, muitos anos se passaram e a contabilidade foi evoluindo, os métodos foram se desenvolvendo. Foi preciso uma grande luta para tornar a contabilidade um exercício da profissão, projetos que foram apresentados e rejeitados, até que o presidente reconheceu a profissão contábil. Os professores da época foram muito importantes para que existisse esse reconhecimento. As máquinas e livros começaram a surgir e evoluir, até chegarem no método que usamos até hoje, que são os computadores.
A contabilidade tem uma grande história, de séculos atrás, que está sempre em evolução visando sempre a melhor forma de cuidar dos patrimônios.
...