A Historia da Contabilidade
Por: debora775 • 14/10/2015 • Projeto de pesquisa • 2.329 Palavras (10 Páginas) • 342 Visualizações
INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA-GOIÁS[pic 1]
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DÉBORA FARIA PAIVA
NATHÁLIA LORENE SANTOS FARIA
RAFAELA SANTOS MARTINS
VITOR FONTES GONÇALVES LUCENO
YANCA ALVESMARTINS LOPES
CONTABILIDADE: PASSADO, PRESENTE E PERSPECTIVA DE FUTURO.
Itumbiara
2015
DÉBORA FARIA PAIVA[pic 2]
NATHÁLIA LORENE SANTOS FARIA
RAFAELA SANTOS MARTINS
VITOR FONTES GONÇALVES LUCENO
YANCA ALVESMARTINS LOPES
CONTABILIDADE: PASSADO, PRESENTE E PERSPECTIVA DE FUTURO.
Projeto de pesquisa interdisciplinar do Curso bacharelado em Ciências Contábeis do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, com a finalidade de nota parcial em todas as disciplinas do semestre.
Orientador(es): Vânia Tanús Pereira
Itumbiara
2015
SUMÁRIO[pic 3]
1.INTRODUÇÃO.......................................................................................................... | 3 |
2.REVISÃO BIBLIOGRAFICA.............................................................................................. | 5 |
3.METODOLOGIA........................................................................................................ | 7 |
4.RONOGRAMA.......................................................................................................... | 9 |
REFERENCIAS .......................................................................................................... | 10 |
- INTRODUÇÃO
Neste projeto de pesquisa, abordaremos historicamente como a contabilidade está e sempre esteve presente no nosso dia a dia, não somente com relação a impostos, taxas e tributos, mas com uma visão mais ampla que nos proporciona um estudo aprofundado do tema “Contabilidade: Passado, presente e perspectiva de futuro.”, o qual foi escolhido para uma maior compreensão do estudo da Contabilidade. Como surgiu, onde e por que; em que nos auxilia, e inúmeras outras indagações que nos vem ao pensamento sempre que ouvimos o termo Ciências Contábeis.
Podemos assim então, nos questionarsobre quais são as dificuldades enfrentadas pelos contadores do passado que hoje ainda nos assolam. Quais os pontos positivos e negativos da profissão contábil? Quais caminhos deveram seguir para mudar a realidade da contabilidade nos dias de hoje?
Buscando uma solução para essas divergências, podemos nos apoiar no principio de que a contabilidade é utilizada não apenas para efetuar as demonstrações econômicas e financeiras e calcular impostos da empresa, mas a sua maior importância está na função de atender as necessidades administrativas, fornecendo informações úteis para que a gestão adote as decisões certas. Sendo, portanto, a contabilidade, indispensável em qualquer empreendimento.
A contabilidade é utilizada para controlar o patrimônio das entidades e gerar informações cristalinas e fieis para os usuários da informação contábil, auxiliando-os no processo decisório. Nesse sentido, Marion (2007, p. 25) ressalta que “a contabilidade pode ser considerada como sistema de informação destinado a prover usuários de dados para ajudá-los a tomar decisão”. Concordando com Marion (2007), Iudícibus, Martins e Gelbcke (2008) defendem além da contabilidade ser um instrumento importante no auxílio à tomada de decisão, a ciência contábil é útil para qualquer atividade no mundo econômico e financeiro.
Marion (2007, p. 35) acrescenta:
O objetivo principal da contabilidade, portanto, conforme a Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade é o de permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre tendências futuras.
A importância da contabilidade varia de acordo com o desenvolvimento econômico. Sendo assim, as informações contábeis são muito mais valorizadas em países desenvolvidos. No Brasil a profissão contábil seguiu uma longa caminhada rumo ao reconhecimento, e nos dias atuais podemos contar com muitos avanços oriundos dessa caminhada, porem em contra partida também podemos observar que ainda existe um longo caminho a ser percorrido, e uma grande escassez de profissionais empenhados em obter mudanças.
Complementando, Lopes no site do PORTAL DA EDUCAÇÃO S/A(2008)afirma:
O Brasil, como um país em desenvolvimento, possui um amplo campo de atuação para os profissionais de contabilidade, o qual tende a permanecer em expansão, com o crescente número e proporção dos empreendimentos brasileiros. Para se ter uma noção de quão vasto é o mercado de trabalho para o profissional de contabilidade no Brasil, estudos apontam a existência de apenas 150.000 contadores registrados para um universo de 4,5 milhões de empresas.
Tem-se como objetivo geral pautando-se no que acima foi apresentado, aprofundar na historia da contabilidade e na forma como ela tem evoluído com o passar do tempo e se tornado cada vez mais indispensável.
Nessa direção, os objetivos específicos se empenharam em investigar a evolução da contabilidade no decorrer do tempo. Comprovar a contabilidade como ciência social, esclarecendo seu objeto e seus objetivos. Determinar as mudanças necessárias para um maior reconhecimento da profissão contábil no Brasil.
Faz-se necessário justificar que, socialmente, o estudo da contabilidade como ciência, poderá permitir uma maior valorização da profissão, pois conhecendo sua evolução tem-se uma dimensão da magnitude da mesma, visto que sua evolução ocorreu em igual nível à evolução da humanidade. Comprova-se também que o estudo da Contabilidade: Passado, presente e perspectiva de futuro compreende a importância da historia dessa ciência, que hoje é designada como uma profissão e que, como podemos ver, de acordo com os estudos, que vem ganhando cada vez maior reconhecimento com o passar do tempo, pois o papel da contabilidade é fundamental não somente para as empresas, mais também para cada individuo isoladamente.
...