A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO NO ESTOQUE
Por: Tecopatricio • 14/3/2021 • Monografia • 2.819 Palavras (12 Páginas) • 285 Visualizações
DEVRY METROCAMP Ciências Contábeis |
A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO NO ESTOQUE |
Campinas, SP 2018 |
DEVRY METROCAMP Ciências Contábeis |
A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO NO ESTOQUE |
Campinas, SP 2018 |
Sumário
- IMPORTANTE: para atualizar este sumário, clique com o botão direito do mouse em um dos itens, depois em <ATUALIZAR CAMPOS> e <ATUALIZAR O ÍNDICE INTEIRO>.
- Se algum dos títulos não for atualizado automaticamente, verifique se ele está com a formatação título 1.
1 INTRODUÇÃO 2
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2
2.1 A CONTABILIDADE 2
2.2 AUDITORIA INTERNA E CONTROLES INTERNOS 3
2.3 PRINCIPAIS VANTAGENS DO CONTROLE INTERNO 3
2.4 O SISTEMA DE CONTROLE INTERNO 3
2.5 ESTOQUES 4
3 METODOLOGIA DA PESQUISA 5
4 ANÁLISE DOS RESULTADOS 5
5 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
INTRODUÇÃO
Atualmente busca-se cada vez mais confiança no repasse de informações entre os setores de uma empresa, na contabilidade há a Norma de Confiabilidade para que isso seja seguido, já que após o repasse de informações outros setores ou níveis hierárquicos possam tomar decisões com clareza e maior assertividade.
O estoque de uma empresa é um dos setores que mais se destaca, sendo claro que uma má gestão tanto de nível mínimo, que afeta a disponibilidade dos produtos e consequentemente as vendas da empresa, quanto de nível máximo, que para muitas empresas os produtos tem validade ou até mesmo pode prejudica o espaço disponível para o estoque da empresa.
Para as empresas há diversas formas de gestão do estoque, com isso o Controle Interno é de grande importância para o desempenho e desenvolvimento das atividades e processos que ocorrem no setor e também na empresa como um todo. Quando há segurança nas atividades desempenhadas e veracidade nas informações que são compartilhadas, a empresa pode reduzir custos e ter ganhos financeiros. O controle interno tem como objetivo a exatidão e fidelidade dos dados contábeis, promovendo a eficiência operacional.
O objetivo do estudo proposto é obter um maior conhecimento e compreensão do tema abordado, qual é a importância do controle interno no estoque. O trabalho não é um assunto novo no mundo da contabilidade e o tema escolhido não é muito explorado, mas tem uma relevância no mercado.
Essa pesquisa proposta tem a finalidade de ajudar gestores nas grandes decisões das empresas a saberem a maneira correta e os passos que deverão seguir para manter o controle do estoque, um dos pontos cruciais da renda da empresa. Pretendemos mostrar com esse trabalho a importância da auditoria para ter o controle interno da organização evitando riscos e prejuízo financeiro.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A CONTABILIDADE
A história da contabilidade vem de muito tempo atrás caminhando juntamente com a história da civilização. As primeiras manifestações, a necessidade social de cuidar, controlar e entender fatos ocorridos com o homem em relação a seus bens e materiais.
A necessidade de se ter o controle dos seus pertences e os dos registros comerciais como compra e venda de bens e serviços originou-se a contabilidade. Com o crescimento dos povoados e as novas formas de se comercializar bens e produtos os comércios passam a ter os primeiros registros contábeis.
Segundo Santos e Schmidt (2006, p. 21),
O surgimento do comércio em grande escala desencadeou a necessidade de controle. A contabilidade despontou como o instrumento capaz de fornecer as informações necessárias para o gerenciamento dos negócios.
Com isso, denomina-se que a contabilidade é a ciência aplicada para controle e registro de eventos e fatos que implicam na variação do patrimônio de um indivíduo ou entidade.
Dessa forma, podemos definir a Contabilidade, como sendo:
Ciência que tem por objeto o controle e registro das mudanças do Patrimônio a partir da utilização de métodos especialmente desenvolvido para coletar, registrar, acumular e resumir bem com analisar todos os fatos que afetam a situação patrimonial de uma pessoa ou organização.
AUDITORIA INTERNA E CONTROLES INTERNOS
O foco principal da auditoria interna está ligada aos controles internos da organização, buscando melhorias continuas e aperfeiçoamento nos processos, evitando assim perdas e retrabalhos nos processos, através de relatórios emitindo um parecer para a gerencia, evitando possíveis problemas futuros que possam gerar impacto para a organização.
Hoog e Carlin (2009, p. 61) descrevem a auditoria interna como sendo:
Aquela em que o serviço é praticado por contadores empregados das sociedades, associações e fundações, que os contratam para tal. A aplicação dos trabalhos tem fundamento na validação e avaliação dos controles internos e demais procedimentos, pois, devido à falta de independência, uma vez que o profissional é empregado, está impedido o mesmo de dar uma opinião para interessados ou usuários externos, sobre a adequação das demonstrações contábeis encerradas
...