A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA NA ORGANIZAÇÃOS
Por: Nagilalarissa02 • 22/11/2017 • Trabalho acadêmico • 4.669 Palavras (19 Páginas) • 356 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 12
1 AUDITORIA 15
1.1 AUDITORIA INTERNA 16
2 A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA NA ORGANIZAÇÃOS 19
2.1OBJETIVOS DA AUDITORIA INTERNA 21
3 COMO A AUDITORIA AJUDA NO PROCESSO DE DESCISÃO 22
3.1 O PLANEJAMENTO DA AUDITORIA 24
3.2 PREVENÇÃO DE FRAUDES E ERROS 25
3.2.1 Fraudes 26
3.2.2 Evitar Erros 27
CONSIDERAÇÕES FINAIS 29
REFERÊNCIAS 31
INTRODUÇÃO
Está presente pesquisa propõe demostrar a importância da Auditoria Interna nas organizações. Esse fato ocorre, pois, as empresas não tem um total controle sobre as áreas, onde surge novos desafios, com tudo isso o lucro fica baixo e não tem como acompanhar o mercado. Devido à globalização e o avanço da tecnologia, as organizações se viram obrigadas a aperfeiçoar sua maneira de administrar, com o intuito de obter mais controle e a sobreviver nesse mercado cada vez mais competitivo. A busca por maiores lucros e redução nos custos, fez da contabilidade uma área de extrema importância, auxiliando os gestores nas tomadas de decisão e na busca de suas metas.
A Auditoria Interna não é só observar os controles internos, mas verificar especialmente a qualidade dos registros e a segurança do mesmo. Sendo de suma importância para organização, pois desempenha um grande papel, eliminando desperdício, diminuindo tarefas, servindo de ferramenta aos gestores para transmitir informações aos administradores sobre o desenvolvimento da organização.
Com o aumento da complexidade das operações nas organizações, verificou-se a necessidade da Auditoria Interna. Sendo um dos ramos mais importantes, a auditoria tem se destacando no que se refere a atuação de prestação de serviço. Usado como fiscalizador, a auditoria interna é uma avaliação independe dentro de uma organização, com o objetivo de examinar a integridade, adequação e eficiência do controle interno, e das informações fiscais, contábeis, financeiras e operacionais da organização.
O problema da pesquisa é visando que a auditoria interna das organizações, está em uma grande expansão de mercado seus administradores verificam a necessidade de um auditor interno, que auxilia na obtenção de informações patrimonial e financeira: De que forma a auditoria interna ajuda o administrador na tomada de decisão?
O objetivo geral da pesquisa é avaliar e sempre prestar ajuda a administração da organização, mostrando como desenvolver adequadamente suas funções. Os objetivos específicos foram três; o primeiro é conceituar e definir a auditoria interna na organização, o segundo será descrever a importância da auditoria na organização, e o terceiro objetivo específicos é identificar como a auditoria ajuda no processo de decisão.
Essa pesquisa refere-se, sobre a importância da auditoria interna nas organizações, a fundamentação teórica foi elaborada através de pesquisa bibliográficas, livros de auditoria já publicados. A metodologia adotada para essa pesquisa é bibliográfica, com o objetivo de proporcionar uma descrição geral da importância da auditoria nas organizações. E a sua abordagem será feita de forma qualitativa, onde o ambiente natural é a fonte para coleta de informações.
Sendo assim esse trabalho é para mostrar as organizações, que podem utilizar a Auditoria Interna como uma ferramenta de melhoria na sua gestão com base nos conceitos teórico.
1 AUDITORIA
A palavra auditoria tem sua origem do latim audire, que significa ouvir. Segundo Aurélio Buarque de Holanda, auditoria significa “ exame analítico e pericial que segue o desenvolvimento das operações contábeis, desde o início até o balanço; auditagem.”
A Auditoria é uma técnica da Contabilidade que revisa as demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por profissionais contábeis, tendo a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração. Identificando também, as deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro e apresenta recomendações para melhorá-los. Para mensurar a adequação e confiabilidade dos registros e das demonstrações contábeis, a contabilidade utiliza-se também de uma técnica que lhe é própria, chamada auditoria, que consiste no exame de documentos, livros e registros, inspeções, obtenção de informações e confirmações internas e externas, obedecendo às normas apropriadas de procedimento, objetivando verificar se as demonstrações contábeis representam adequadamente a situação nelas demonstrada, de acordo com princípios fundamentais e normas de contabilidade, aplicados de maneira uniforme. (FRANCO E MARRA, 2001, p. 26).
Para manter o aperfeiçoamento e o controle das operações financeiras, a auditoria interna é de suma importância para empresa, pois avaliam os controles internos, permitindo a adequação e a melhoria do sistema na organização.
Entende-se que, a auditoria é a análise dos documentos, registros e livros que demonstram o controle do patrimônio, analisando a veracidade das informações e comprovando a exatidão das demonstrações contábeis, assim como garantir maior segurança ao patrimônio da organização.
De acordo com Araújo, Arruda e Barretto (2008, p.1):
A tarefa de conceituar auditoria não é das mais fáceis, especialmente em fase de possibilidade de aplicação dessa técnica em muitas áreas do conhecimento humano. Etimologicamente, a palavra “auditoria” origina-se do latim audire (ouvir).
Os exames de auditoria obedecem às normas de auditoria e incluem procedimentos de comprovação dos dados em estudo caracterizados por uma atitude de reflexão competente e independente.
Um quadro sinóptico da visão da auditoria pode ser assim resumido:
Para William Attie (2011) a auditoria é uma especialização
...