A IMPORTÂNCIA DA PERÍCIA CONTÁBIL PARA A CONTABILIDADE
Por: vanmmelo • 16/11/2015 • Trabalho acadêmico • 4.795 Palavras (20 Páginas) • 299 Visualizações
Título: A IMPORTÂNCIA DA PERÍCIA CONTÁBIL PARA A CONTABILIDADE
Atividades Práticas Supervisionadas como requisito parcial da disciplina Noções de Atividades Atuárias ministrada pelo Professor EAD Deisi Lima Martins, do curso de Ciências Contábeis
Prof. EAD: Deisi Lima Martins
Profª Esp.TTD: Tânia Regina Barros Benites
Profª Esp. TTPRE:Rose Bueno
Jundiaí - SP
2014
SUMÁRIO
Introdução 4
Desenvolvimento:
Etapa 1 5
Etapa 2 7
Etapa 3 10
Conclusão 16
Referências Bibliográficas 17
INTRODUÇÃO
Neste trabalho tomamos conhecimento de que uma das principais funções de um contador também está ligado na perícia contábil, a responsabilidade neste segmento da profissão é muito grande, pois a contribuição fornecida para sociedade é de grande valia.
A perícia contábil é formada por um conjunto de procedimentos, com o intuito de decidir e fornecer provas necessárias para constatar um fato, mediante um laudo ou parecer pericial, elaborados através de normas jurídicas e profissionais, ao que lhe for pertinentes a legislação.
Conhecer como são as etapas de elaboração de um laudo, quais são as principais qualidades e exigências da profissão de um perito foi muito importante para quem tem a intenção de seguir esta carreira.
Lembrando que tomar conhecimento dos tipos de fraudes em contabilidade nos mostrou que para este tipo de profissão o perito deverá sempre demonstrar capacidade de ser imparcial e meticuloso, pois sua opinião final é que determinará o futuro da empresa como um todo.
Etapa_ 01
1 – Explicar e conceituar o que é perícia contábil.
A perícia contábil é classificada como tecnologia porque se aplicam conhecimentos científicos da contabilidade, ela verifica os fatos ligados ao patrimônio buscando opiniões relacionadas as questões propostas, para se fornecer estas opiniões será necessário a realização de exames, investigações, avaliações entre outros procedimentos.
A perícia contábil é constituída por um conjunto de procedimentos técnico-científicos que possuem a finalidade de ajudar nas decisões e evidenciar o que for necessário pra constatação de um fato investigado.
Ela possui duas características competentes exclusivamente ao contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade:
Judicial: que somente será exercida sob a tutela da justiça;
Extrajudicial: que somente será exercida no âmbito arbitral (sob o controle da lei da arbitragem) voluntária (contratada pelo interessado de comum acordo ou espontaneamente) ou estatal (sob o controle do órgão do estado).
Para que requerer uma perícia é necessário sempre se basear em elementos competentes e verdadeiros, pois ela tem a função de mostrar através de um laudo pericial a realidade dos fatos ocorridos e que foram contestados pelos interessados, ela servirá como prova para a exposição ao juiz que julgará um determinado processo.
2 – Qual a metodologia usada em perícia contábil?
O método utilizado na perícia contábil é o analítico que é mais abrangente e confiável pois ele não dispensa detalhes quando necessário e será sempre dependente do objeto que esta se examinando, não podendo ser confundido com o da auditoria, por isso se deve atentar aos tópicos:
• Planejar o trabalho de forma minuciosa;
• Identificar qual será o objetivo real;
• Ser cauteloso na sua conclusão e só registrá-la quando estiver plenamente seguro dos seus resultados;
• Executar o trabalho baseando-se nas evidências extremamente confiáveis;
• Concluir de forma segura e evidente.
3 – Quais são as qualidades de um perito?
O perito deve ser um profissional devidamente habilitado: intelectual, cultural e legalmente que esteja exercendo eticamente o seu compromisso com a verdade e extremamente qualificado na função, por isso consideramos as seguintes características:
• Legal: que lhe é conferida através do Bacharelado em Ciências Contábeis e o Registro no Conselho Regional de Contabilidade;
• Profissional: que se caracteriza em ter conhecimento da teoria da Contabilidade, praticidade nas tecnologias contábeis, perspicácia, experiência em perícia, sagacidade, perseverança, índole intuitiva e criativa;
• Ética: estabelecido pelo Código de Ética Profissional do Contador e Normas do Conselho Federal de contabilidade.
• Moral: é a característica empregada como a compreensão da virtude das atitudes pessoais do perito.
A qualidade de um perito se baseia plenamente na confiança que sua opinião relata e o quanto esta despertará as pessoas que utilizarão de sua opinião.
4 – Quais são os riscos encontrados na perícia contábil?
Os riscos encontrados na perícia contábil têm um maior significado que outros encontrados nos procedimentos contábeis, pois se o perito passar informações erradas poderá ser produzida uma prova falsa e com isso prejudicar os direitos de terceiros.
Para isto o perito deverá tomar certas precauções como por exemplo: tempo hábil para desempenhar o trabalho, elaborar um plano minucioso e criterioso para execução da perícia entre outros, somente assim poderá não ser responsabilizado
...