A Importância Da Auditoria Interna No Processo Decisório Das Organizações
Por: Wilson Enes • 3/10/2023 • Artigo • 3.593 Palavras (15 Páginas) • 111 Visualizações
UEMG UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS
A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NO PROCESSO DECISÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES.
Cláudio - MG 2022
WILSON MACHADO ENES
A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NO PROCESSO DECISÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito de obtenção de título de bacharel do curso de Ciências Contábeis da UEMG – Universidade Estadual de Minas Gerais para a obtenção do título de Bacharel.
Orientador: Prof.ª. Wilson Machado Enes
Cláudio - MG 2022
Diante de um mercado altamente competitivo existem procedimentos que são de extrema importância para o bom andamento de uma organização. Nesse contexto, a auditoria interna tem o papel de avaliar a eficiência e eficácia dos sistemas de controle de toda a entidade, agindo proativamente, zelando pela observância das políticas traçadas e provocando melhorias com o fornecimento de subsídios aos proprietários e administradores para a tomada de decisão, visando, sobretudo, ao cumprimento da missão da entidade. Deste modo, a proposta deste trabalho científico visa apresentar a grande relevância da Auditoria Interna de uma empresa, principalmente no sentido de ser uma ferramenta indispensável no processo decisório.
Palavras-chaves: Auditoria Interna; Controle interno; Processo decisório.
[pic 1]
Tabela 1 –Tabela de enfoque COSO I COSO II 01
Tabela 2 – Auditoria Interna e externa 16
- INTRODUÇÃO 09
- CONTROLES INTERNOS 10
- Conceito 10
- COSO 11
- A Importância do Controle Interno 12
- AUDITORIA CONTÁBIL 14
- Origem e evolução da Auditoria 14
- Conceito 14
- Auditoria Externa x Auditoria Interna 15
- AUDITORIA INTERNA 17
- Conceito e aplicação 17
- A relevância da auditoria interna para a tomada de decisão 17
- Prevenção de Fraudes e Erros 17
- Evasão e Elisão Fiscal 18
- NBC TI 01 19
- Objetivo NBC TI 01 19
- Documentação da Auditoria Interna 19
- Fraudes e Erros 19
- Planejamento de Auditoria Interna 19
- Riscos da Auditoria Interna 20
- Evidencia da Auditoria Interna 20
- Procedimentos de Auditoria Interna 20
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
REFFERÊNCIAS 23
INTRODUÇÃO
Diante de um mercado altamente competitivo com tecnologias avançadas em diferentes ramos, existem vários meios que passaram a ser importantíssimos para o bom andamento de uma organização. Em um processo de governança corporativa, a auditoria interna é um desses meios, pois tem um papel relevante para o aprimoramento de gestão em todos os níveis de uma empresa.
A auditoria interna é uma atividade de avaliação independente, que em conjunto com os administradores e especialistas tem o objetivo de avaliar a eficiência e eficácia dos sistemas de controle de toda a entidade, zelando pela observância das políticas traçadas e provocando melhorias com o fornecimento de subsídios aos proprietários e administradores para a tomada de decisão, visando, sobretudo, ao cumprimento da missão da entidade. Para tanto, existem regras comportamentais e padrões éticos que devem ser seguidos pelos auditores para o desempenho de suas atribuições conforme as Normas Brasileiras para o Exercício da Auditoria Interna.
Cada vez mais a auditoria interna vem ganhando espaço nas empresas, principalmente quanto ao fortalecimento do gerenciamento de risco, compliance e controles internos, auxiliando, por consequência, no alcance dos seus objetivos estratégicos. No entanto, para que a auditoria interna cumpra efetivamente seu papel no processo de gestão da governança e continue tornando uma importante atividade condutora das melhores práticas de gestão, é imprescindível que ela atue de forma proativa e que sempre aperfeiçoe seu trabalho agregando procedimentos para avaliação de desempenho dos ciclos de negócios, tendo em vista que isso promove maior eficiência, eficácia e economicidade.
CONTROLE INTERNO
- Conceito
Para que as informações contábeis de uma empresa possam ser consideradas seguras e fidedignas, é necessário que seja implementado um conjunto de procedimentos para garantir essa segurança do patrimônio da contabilidade. Essa série de procedimentos é chamado controle interno o qual não é importante somente para grandes empresas, mas também para as pequenas e médias organizações.
Nesse viés, Boynton, Johnson e Kell (2002, p. 320) conceituam e registram
que:
Controles internos são um processo operado pelo conselho de administração, pela administração e outras pessoas, desenhado para fornecer segurança razoável quanto à consecução de objetivos nas seguintes categorias: Confiabilidade de informações financeiras; Obediência (compliance) às leis e regulamentos aplicáveis; Eficácia e eficiência de operações.
Deste modo, quanto mais uma empresa se desenvolve e cresce, mais complexo tende a ser o patrimônio e suas operações, chegando ao ponto que é impossível controlá-lo sem a criação de ferramentas e procedimentos específicos para exercer nesses processos. Em outras palavras significa dizer que em uma empresa pequena é até possível controlá-la com a simples visualização de suas operações, todavia, com o desenvolver das atividades e crescimento da mesma, torna-se necessário a utilização de ferramentas que garantem um maior controle e melhor segurança nas suas informações. Portanto, neste momento, é preciso o controle interno.
...