A Importância do preço final de vendas para seu empreendimento
Por: fidelisbh • 29/11/2017 • Artigo • 957 Palavras (4 Páginas) • 252 Visualizações
Márcio Fidelis Valadares
Curso: Gestão de Custos e Operações
A importância do preço final de vendas para seu empreendimento
Você sabe como definir o preço do seu produto? A importância que ele tem para os objetivos do seu negócio? Não é apenas fazer a conta de cabeça e achar que tudo está resolvido. O estabelecimento do preço de venda é uma decisão estratégica para conquistar o mercado e gerar margens de lucro que permitem a sobrevivência da empresa e seu crescimento. Para você, empreendedor, definir o preço de venda de seu produto é preciso pensar bastante e fazer um levantamento de todas as informações necessárias.
O preço é quanto o seu produto ou serviço vale para o consumidor, é um fator que influencia o cliente em suas decisões de compra. Para o seu empreendimento o cálculo tem por base a inclusão e cobertura de todos os custos do produto ou serviço e ainda gerar o lucro desejado pela empresa. Deve-se analisar o quanto o consumidor está disposto a pagar, e assim, avaliar se o preço ideal de venda de seu produto é compatível com o praticado no mercado. O preço adequado de venda junto ao mercado resulta do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas, portanto para defini-lo é necessário levar em consideração o aspecto mercadológico e financeiro. Se este preço não for bem determinado pode acarretar em perda de mercados ou prejuízos para a sua empresa.
Para determinar o preço tem que ser levado em consideração alguns aspectos como os objetivos da empresa, o posicionamento, novos produtos e a escolha do método a ser utilizado para estabelecer o preço e variações a serem praticadas.
Todo empreendedor deve levar em consideração na hora de fixar o preço de vendas os objetivos a serem alcançados, podendo estes serem a sobrevivência da empresa, maximização do lucro total, maximizar a participação de mercado, enfrentar ou prevenir competição, desnatar o mercado além de outros mais. Porém não se pode deixar de levar em conta, na hora de traçar esses objetivos, se eles são compatíveis com o mercado e se não comprometem a sobrevivência de seu empreendimento.
O preço praticado pela sua empresa pode determinar o posicionamento e a imagem da mesma perante o mercado. Algumas empresas se posicionam pela liderança em preços passando uma imagem a seus clientes como referência em menor preço, outras tem um posicionamento pela diferenciação fazendo com que seus clientes a vejam como referência em qualidade. Há empresas que se posicionam pela especialização, procurando ser referência para seus clientes em uma linha de mercadoria. Portanto é de grande importância, ao escolher o preço de vendas a ser praticado, ter em mente qual posicionamento e imagem você deseja que o seu empreendimento tenha perante aos seus consumidores.
Quando uma empresa entra no mercado com um novo produto é comum fixar preços relativamente baixos, tentando assim obter uma fatia deste mercado e aumentar a procura por seu produto ou serviço. Contudo, para os compradores, torna-se difícil avaliar a qualidade de alguns produtos e serviços quando não é possível testá-los antes de adquiri-los. Muitas vezes poderá ocorrer uma desconfiança por parte dos consumidores acerca da qualidade do produto, uma vez que é comum os clientes associarem a qualidade ao preço.
É de grande importância na hora de estabelecer o preço e as variações a serem praticadas a escolha do método, para isto é essencial a utilização de estratégias de adequação. Devido às variações do ambiente, saturação do mercado, concorrência, além de outros fatores, se faz necessário a elaboração de estratégias para adequar os preços. Podem ser utilizados preços promocionais fazendo reduções planejadas de curto prazo, criando assim um estímulo para os consumidores. Há também preços por regiões geográficas, onde se considera os custos de transporte até o consumidor. Outras estratégias que podem ser utilizadas são os descontos e concessões, que podem ser dados para pagamentos à vista, desconto por quantidade, descontos por sazonalidade e diversos mais. Os preços não são estáticos, portanto essas estratégias devem ser utilizadas na hora de praticar variações nos preços, uma vez que elas permitem que as empresas definam preços diferentes de acordo com o perfil de cada comprador.
...