A Inclusão digital consiste em disponibilizar para todos os cidadãos
Por: Júnior Deon • 17/11/2017 • Trabalho acadêmico • 782 Palavras (4 Páginas) • 288 Visualizações
ALUNO: GILDEON ALVES FIGUEIREDO JÚNIOR
CURSO: CIENCIAS CONTÁBEIS
UNIP: UNIVERSIDADE PAULISTA
A inclusão digital consiste em disponibilizar para todos os cidadãos, de modo igualitário, a oportunidade de ter acesso às tecnologias de informação e comunicação. Por este motivo, os programas de inclusão digital dos governos, por exemplo, devem visar essencialmente à formação e "alfabetização informática" das pessoas, para que sejam aptas a extrair os benefícios do universo digital.
Definimos como inclusão digital a tentativa de fazer com que todas as pessoas tenham acesso às tecnologias de informação e comunicação, a fim de obter o mínimo de conhecimento para utilizar tais recursos, como por exemplo, os computadores com acesso a internet. A ideia é que, principalmente as pessoas de baixa renda, possam ter acesso a informações, fazer pesquisas, mandar e-mails e acabar por facilitar sua própria vida fazendo uso da tecnologia. Mas só acabam facilitando, quando tais tecnologias são exploradas corretamente.
Para que haja a inclusão digital são necessários três requisitos básicos: um computador ou celular, que é mais comum no mundo em que vivemos, acesso a internet e, principalmente, o domínio sobre as ferramentas da internet. E hoje cada vez mais as pessoas vêm tendo esse domínio, as crianças, por exemplo, nos causam a impressão de que já nascem sabendo usar o celular.
A inclusão digital é um passo em direção a inclusão social dos indivíduos.
Os programas de inclusão digital dão destaque aos âmbitos escolares, auxiliando crianças e jovens a aprenderem a usar a tecnologia em prol do seu desenvolvimento. Muitas iniciativas foram tomadas, dentre uma delas, o governo tomou a iniciativa de disponibilizar laboratórios de informática nas escolas brasileiras e o acesso à internet com banda larga. Assim como, instituições públicas de educação e ONGs realizam cursos de informática gratuitos para a população de baixa renda, sobretudo para os jovens prestes a entrar no mercado de trabalho.
Para que a inclusão digital tenha êxito, seria necessária a capacitação dos professores para que a sua aula seja integrada ao uso dos computadores. Alguns exemplos de sucesso são ocorridos em escolas particulares, que contratam monitores que são responsáveis pela manutenção dos laboratórios, estando disponíveis para o acesso aos laboratórios; além disso, os professores têm o auxílio deste para prepararem suas aulas com os recursos.
Os portadores de deficiência também são alvo desses programas governamentais, onde a tecnologia deve ser adaptada para atender as suas necessidades. Além do mais, as tecnologias de comunicação e informação podem ser uma excelente ferramenta educacional para quem sofre com deficiência auditiva ou visual, por exemplo.
Em todo o mundo há uma forte tendência a disponibilizar cada vez mais serviços através da internet. Por isso, uma pessoa incluída digital, como se diz, tende a ganhar em qualidade de vida, na medida em que ganha tempo fazendo uso da tecnologia. Temos inúmeros exemplos dessas facilidades como: as operações bancárias via Internet, as compras em lojas virtuais e supermercados que entregam em domicílio, alguns cursos on-line, inclusive de Educação a Distancia e serviços públicos variados.
Mas o termo inclusão digital vai mais além. Está relacionado à questão da acessibilidade. Acessibilidade é a busca para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiências, possibilitando as condições de acesso a todos os lugares, seja físico ou virtual.
...