A Interdisciplinaridade na Construção do Conhecimento Contábil
Por: Emanuelle Macêdo • 4/5/2019 • Dissertação • 450 Palavras (2 Páginas) • 185 Visualizações
RESUMO INTERDISCIPLINAR
TEMA : A Interdisciplinaridade na construção do conhecimento contábil: O papel da interdisciplinaridade frente aos desafios da administração contemporânea.
A interdisciplinaridade no curso de Ciências Contábeis é de grande importância para que o futuro contador seja um profissional munido de visão sistemática do contexto atual, podendo se constituir em um ser pensante e crítico, capas de associar a prática contábil com outros ramos do saber. Ao longo dos anos o profissional da área contábil tem passado por uma frequente agregação de competências e responsabilidades, podendo ser apontado atualmente como um profissional que detém uma formação com conhecimentos abrangentes, incluindo dentro da área contábil, conhecimentos relacionados às áreas de Direito, Matemática, Administração, Finanças, entre outras. Assim podemos ver que a interdisciplinaridade na área contábil visa a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com as fronteiras das disciplinas.
Quando se fala em curso de Ciências Contábeis, tem-se a idéia de um conjunto de conhecimentos interligados entre si, com a finalidade de capacitar o estudante a entender e operacionalizar o conteúdo da contabilidade; ela se insere em um universo vasto de outras ciências, utilizando os conceitos de outras áreas do conhecimento pra atingir seu objetivo, criando assim uma união entre diferentes áreas do saber, para que seja alcançado o objetivo principal que é atender as exigências do mercado, que se encontra em constate evolução diante uma forte e crescente força capitalista que está em rápido movimento; não se pode haver dúvidas quanto ao ensino da Contabilidade de forma interdisciplinar, pois o profissional da área contábil deve ter a consciência do todo, para o seu auto desenvolvimento.
Como se sabe, a contabilidade é apoiada em três teorias: mensuração, informação e decisão, não basta, portanto, que o profissional da área contábil tenha bons conhecimentos técnicos específicos da contabilidade, visto que, para que consiga exercer, com competência, seu papel necessitará do conhecimento de outras áreas, como as citadas anteriormente, para realizar bem o que exige cada uma das teorias.
Estamos vivenciando uma era de grande desenvolvimento tecnológico; em plena período da informação, o grande desafio das empresas neste momento é a capacidade de organização e adaptação frente as rápidas mudanças de um mercado cada vez mais dinâmico, complexo e turbulento. As empresas de hoje, precisam desenvolver um arcabouço de gestão flexível, para que haja repostas imediatas às exigências e necessidades dos consumidores, ou seja, a empresa deve se estruturar de maneira que a qualquer momento esteja pronta para mudar ou se adaptar. Mas para que isso aconteça, é necessário que haja pessoas preparadas em diferentes áreas do conhecimento, trabalhando em
conjunto na busca de excelentes resultados na tentativa de suprir os mercados consumidores e manter-se competindo em um modelo capitalista cada vez mais exigente .
...