A Legislação Trabalhista
Por: douglascarraro • 17/11/2023 • Resenha • 427 Palavras (2 Páginas) • 43 Visualizações
UFF – Universidade Federal Fluminense
Nome:
Curso: Ciências Contábeis
Matrícula:
Legislação Trabalhista 202x.2
Resenha Crítica sobre o texto:
“A transformação digital pós-pandémica, as Soft Skills e as novas profissões”
Como dá para se notar nos últimos tempos, a sociedade moderna encaminhou se para uma pandemia de um vírus no qual interrompeu e mudou a forma de viver da população de um modo geral, mas no aspecto do trabalho ocasionou mudanças de certo modo até irreversíveis positivamente, que varia desde implementação de um ambiente de trabalho totalmente remoto a até a formação de novas profissões.
No artigo Ferreira, M. (2022). A transformação digital pós-pandémica, as Soft Skills e as novas profissões. The Trends Hub, (2) é informado as mudanças geradas pela pandemia do Covid-19, suas inúmeras incertezas em seu princípio no âmbito do trabalho, dificuldades enfrentadas no começo no aspecto do teletrabalho, abordagem por parte de Portugal nos primeiros casos do vírus no País, a demonstração da tendência da origem de novas profissões e sua grande importância para sociedade atual e o desenvolvimento de habilidades interpessoais (soft skills) e sua relação com a transformação digital.
O início da pandemia, diferente de Portugal, no Brasil teve seu começo em 28 de fevereiro de 2020 logo após a confirmação de um homem vindo da Europa. No aspecto do trabalho a distância, o Presidente do Brasil no dia 23 de Março de 2020 modifica uma medida provisória no qual altera as regras trabalhista com intuito de reduzir os impactos da crise da pandemia e estabelecer o regime de teletrabalho para os trabalhadores. Em contra partida em Portugal, o presidente aproximadamente duas semanas após o isolamento social, exigiu o trabalho remoto a população ativa e também o país foi o pioneiro no mundo na regulamentação do teletrabalho através da Lei 83/2021, enquanto que aqui no Brasil foi aprovada no primeiro semestre de 2022 a MP que regulamenta o trabalho remoto junto a nossa Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
De modo geral, de acordo com o que é mostrado no artigo, na minha visão a pandemia fez com que desenvolvesse mais rápido todo esse processo e regulamentação do teletrabalho, que já vinha a vários anos tentando ser implementado. Além do mais, mostrou uma maior importância/valorização das habilidades interpessoais do empregado para com a resolução de problemas/conflitos, salientando sim que a tecnologia possui relevância mas a participação do homem tem caráter primordial em sua evolução.
...