A Leitura Dirigida Custos
Por: Luiza Barboza Caldasso • 24/9/2019 • Trabalho acadêmico • 764 Palavras (4 Páginas) • 245 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS PROF. Ângela Rozane Leal de Souza METODOLOGIA BÁSICA DE CUSTOS | [pic 2] |
LEITURA DIRIGIDA
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 10.ed. São Paulo: Atlas, 2010. Caps. 01, 02 e 03.
Prezado aluno,
As questões abaixo devem servir de guia para a sua leitura dos Capítulos 01, 02 e 03 do livro acima indicado.
1. Você identifica características das aplicações Financeiras e Gerenciais da contabilidade? Quais seriam essas características?
Aplicação Financeira serve para mensurar monetariamente estoques e resultado, já a aplicação gerencial tem função de controle e ajuda na tomada de decisão dos administradores.
2. Você saberia explicar para alguém que não é da área de contabilidade, o que significam os seguintes termos:
- Gasto: é a compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).
- Desembolso: é o pagamento resultante da aquisição de bem ou serviço.
- Investimento: é o gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s).
- Custo: é o gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.
- Despesa: bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.
- Perda: bens ou serviços consumidos de forma anormal ou involuntária.
3. Você acredita que os termos acima são mutuamente excludentes, ou determinado lançamento contábil pode ser caracterizado em mais de um desses termos?
Acredito que eles não sejam excludentes, mas sim que em determinado lançamento pode ser caracterizado mais de um desses termos.
4. Como você compreende a aplicação dos seguintes princípios à contabilidade de custos:
- Competência (ou Confrontação entre despesas e receitas): após o reconhecimento da receita, deduzem-se dela todos os valores representativos dos esforços para sua consecução (despesas).
- Custo histórico como base de valor: os ativos são registrados contabilmente por seu valor original de entrada, ou seja, histórico. E, em alguns países, admite-se a atualização de alguns dele em função de um índice geral de preços.
- Conservadorismo (ou Prudência): o Conservadorismo obriga a adoção de um espírito de precaução por parte do Contador. Quando ele tiver dúvida fundamentada sobre tratar determinado gasto como Ativo ou Redução de Patrimônio Líquido (básica e normalmente despesa), deve optar pela forma de maior precaução, ou seja, pela segunda.
5. No custeio por absorção, os custos e as despesas são tratados de forma diferente. Um é atribuído ao estoque (BP) e outro ao Resultado (DRE). Qual é qual?
No custeio por absorção, os custos são atribuídos ao estoque e as despesas são atribuídas a Demonstração de Resultado.
...