TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS

Por:   •  5/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.854 Palavras (8 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO






1- A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS

A matemática está ligada ao cotidiano de todo contador e é de suma importância no que se refere ao cenário empresarial.  Podemos citar a necessidade da utilização matemática, desde simples cálculos utilizados no dia-a-dia até aprimorados estudos de investimentos empresariais.

É preciso que o contador saiba utilizar-se da matemática e de seus principais conceitos no exercício de sua profissão, e que procure sempre aprimorar seus conhecimentos acerca da matemática, pois a matemática estará sempre presente em toda sua vida pessoal e contábil. É necessário que o contador saiba fazer operações financeiras básicas, tais como utilizar-se de fórmulas que o auxiliem no trabalho diário, como razão e proporção, cálculos de juros, porcentagem.

A matemática estará presente nas contas de Ativo e Passivo, Controle Patrimonial, Impostos, Cálculos trabalhistas, Investimentos, Fluxo de caixa, dentre outros. E também participa ativamente no tocante ao Planejamento Estratégico, que será discutido no próximo item.

A matemática será aplicada conforme a necessidade, seja para cálculos de médio a longos prazos, como é o caso de um financiamento, seja no caso da compra de um equipamento mais moderno, para aumentar as vendas e lucro, seja para cálculos de juros de empréstimos. A matemática está ligada às operações financeiras dentro de uma empresa, e estas estão ligadas ao valor do dinheiro e sua alteração no tempo, podendo aumentar (lucros) ou diminuir (prejuízo) conforme a análise financeira. (FASSARELLA, 2011)

2 - FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES

No texto referência para o trabalho sobre Cenário Empresarial são citados fatores que influenciam negativamente no crescimento das empresas gaúchas: redução de recursos financeiros, elevação dos custos de financiamento e quantidade de mão-de-obra qualificada disponível.

Para discorrer acerca dos fatores ambientais é preciso saber que estes influenciam no funcionamento das organizações e com um planejamento estratégico adequado, pode-se minimizar essa influência. Primeiro é necessário verificar o que estaria afetando de forma mais concreta, de modo que o problema seja visualizado em sua amplitude, e a partir desse momento, poder realizar um trabalho de correção de falhas e planejamento. Nesse momento, um gestor com capacidade de realizar relatórios satisfatórios acerca das mazelas empresariais, se tornaria de grande valia, evitando até a falência de determinada empresa.

Dentro do momento atual, em que a globalização faz com que a concorrência se amplie a cada dia, e que as empresas precisem de profissionais capazes de verificar com exatidão as necessidades primordiais e que sejam capazes de suprir a demanda de mão-de-obra, este, um dos principais fatores gerados nesse processo de globalização, na qual o Brasil passa por sérias dificuldades nesse campo, pois a mão-de-obra qualificada é um dos fatores de maior dificuldade em questão, visto que trabalhadores existem, porém em sua maioria, sem qualificação adequada ou deficiente. Isto se deve a divisão do trabalho cada vez mais complexa e que exige cada vez mais um maior investimento estatal nesse sentido.

Algumas empresas enfrentam o problema da concorrência, no caso em questão, trata-se de micro e pequenas empresas, estas auxiliam de forma significativa o desenvolvimento econômico brasileiro, porém devido as suas peculiaridades são mais suscetíveis a problemas de ordem externa, sobrevivendo ao mercado somente as mais bem estruturadas e que conseguirem maior qualidade de gestão. (Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, Maio 2012)

Essas empresas não procuram investir em um planejamento adequado, levando em consideração a ideia que somente empresas de grande porte podem ter o privilégio de planejar a gestão, afim de minimizar perdas e maximizar ganhos. Porém um planejamento estratégico pode ser realizado por qualquer empresa, de qualquer porte. Somente dessa forma, poderá verificar as reais necessidades de sua empresa e saberá trabalhar seus “erros”. Empresas de porte pequeno se preocupam com situações do dia-a-dia, e nem sempre planejam ações que visam o futuro. (MORITZ, 2011)

Percebe-se que a solução está quase sempre no próprio ambiente da empresa, sendo necessária uma gestão adequada, que possa verificar as oportunidades e as possíveis ameaças.

3 - ASPECTOS JURÍDICOS DO EMPRESÁRIO

3.1- A capacidade de fato é a aptidão da pessoa para exercer por si mesma os atos da vida civil. Essa aptidão requer certas qualidades, e sem estas a pessoa não terá plena capacidade, e a incapacidade pode ser absoluta ou relativa.

É absoluta quando tolhe a pessoa de exercer por si os atos da vida civil. Dentro da incapacidade absoluta, podem ser citados:

Os menores de 16 anos, o código estabeleceu que são absolutamente incapazes, tendo apenas a capacidade de direito. Estes menores não podem, exercer sozinhos atos da vida civil, faltando-lhes maturidade para tal. O código levou em consideração o desenvolvimento intelectual, que torna o indivíduo apto para reger sua vida. (RIBEIRO, p. 26, 2009)

Os deficientes mentais: o código civil refere-se à ausência do necessário discernimento para os atos da vida civil, e estabelece gradação para a debilidade mental. No artigo 4º estabelece uma incapacidade relativa para uma deficiência também relativa.

A incapacidade transitória: inclui-se as inúmeras possibilidades de privação transitória da capacidade pelo discernimento. O exame da capacidade depende da averiguação da situação.

Surdos e mudos: incluem-se entre aquelas que, por enfermidade ou doença mental, não tiveram o necessário discernimento para a prática do ato. Se puderem exprimir a vontade, ainda que em linguagem própria, ficarão capazes.

A incapacidade relativa inclui aqueles que podem praticar por si atos da vida civil, contanto, que sejam assistidas por outrem legalmente autorizado, temos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com