A Matemática Financeira
Por: roper • 22/5/2015 • Trabalho acadêmico • 5.848 Palavras (24 Páginas) • 222 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PÓLO GUAICURUS
MATEMÁTICA FINANCEIRA
JESSICA LUANA ALVES DE CARVALHO - RA 388881
ROSANGELA PEREIRA DE ALMEIDA - RA 373906
ATPS – Atividade Prática Supervisionadas do quarto semestre sobre Matemática Financeira do curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera Educacional a Distância, sob orientação da professora Ivonete Melo, como requisito à obtenção de nota parcial para atingir média no bimestre.
CAMPO GRANDE, MS.
NOVEMBRO / 2013
“Matemática Financeira”
SUMÁRIO
1. Introdução ................................................................................................................. 03
2. Reg. De Capitalização Simples e Composta– .......................................................... 04
3.Resumo utilização da HP-12C.....................................................................................05 4.Pagamentos Postecipados e Antecipados ..................................................................07
5.Conceito de Taxa de Juros Compostos.................................................................................10 6.Regimes de Capitalização.............................................................................................12 7.Queda de Juros..................................................................................................................13 7.1 Alta de Juros..............................................................................................................13 8.Conclusão ....................................................................................................................23 9.Referencia Bibliográficas.............................................................................................24
INTRODUÇÃO
O objetivo desta ATPS é reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos, e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão. A Matemática financeira, de modo geral, é o ramo da matemática que estuda o comportamento do dinheiro ao longo do tempo. A forma como os recursos estão sendo ou serão empregados, de maneira a maximizar o resultado, é uma das aplicações fundamentais da Matemática Financeira. Com as ferramentas adequadas pode-se também comparar alternativas, optando por aquela que mais benefícios nos trarão, ou menos prejuízo acarretará.
1.Regime de Capitalização Simples e Composta.
Capitalização Simples:
No regime de capitalização simples, os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de cálculo dos juros. Na modalidade de juros simples, a base de cálculo é sempre o Valor Atual ou Valor Presente (PV), enquanto na modalidade de desconto bancário a base de cálculo é sempre o valor nominal do título (FV). O regime de capitalização simples representa, portanto, uma equação aritmética, sendo que o capital cresce de forma linear, seguindo uma reta; logo, é indiferente se os juros são pagos periodicamente ou no final do período total. O regime de capitalização simples é muito utilizado em países com baixo índice de inflação e custo real do dinheiro baixo; no entanto, em países com alto índice de inflação ou custo financeiro real elevado, a exemplo do Brasil, a utilização de capitalização simples só é recomendada para aplicações de curto prazo. A capitalização simples, porém, representa o início do estudo da matemática financeira, pois todos os estudos de matemática financeira são oriundos de capitalização simples.
Capitalização Composta:
No regime de capitalização composta, os juros produzidos num período serão acrescidos ao valor aplicado e no próximo período também produzirão juros, formando o chamado “juros sobre juros”. A capitalização composta caracteriza-se por uma função exponencial, em que o capital cresce de forma geométrica. O intervalo após o qual os juros serão acrescidos ao capital é denominado “período de capitalização”; logo, se a capitalização for mensal, significa que a cada mês os juros são incorporados ao capital para formar nova base de cálculo do período seguinte. É fundamental, portanto, que em regime de capitalização composta se utilize a chamada “taxa equivalente”, devendo sempre a taxa estar expressa para o período de capitalização, sendo que o “n” (número de períodos) represente sempre o número de períodos de capitalização
Em economia inflacionária ou em economia de juros elevados, é recomendada a aplicação de capitalização composta, pois a aplicação de capitalização simples poderá produzir distorções significativas principalmente em aplicações de médio e longo prazo, e em economia com altos índices de inflação produz distorções mesmo em aplicações de curto prazo.
2. Resumo utilização da HP-12C como ferramenta auxiliar na resolução de cálculos financeiros na área de Administração:
A calculadora HP 12C é muito útil na resolução de problemas matemáticos, e até financeiros. Com ela, é possível calcular, por exemplo, quanto de juros o banco cobrará se pegar um empréstimo de x reais a n meses, bastando colocar as variáveis necessárias.
Por mais que já esteja no mercado há anos e exista hoje em dia calculadoras mais potentes, a HP12C ainda está no gosto popular, devido à grande qualidade e funções que a mesma possui.
Outra função interessante é a tecla STO e RCL, que juntas podem salvar na memória da calculadora qualquer número, podendo salvar até 20 registros, e chama-los em uma operação. Por exemplo, suponha que queira salvar o número “50”, basta digitar 50, apertar a tecla STO, apertar o 1 (memória), e pronto. Agora para chamá-lo em uma operação qualquer, deve-se apertar RCL e o número da memória que o mesmo está armazenado, no caso 1.
Estas são apenas uma, dentre várias outras funções que a HP12C possui, ela consegue satisfazer as necessidades tanto dos estudantes como até de um administrador financeiro.
...