A ORIGEM DA CORRUPÇÃO
Por: NAYARA13400642 • 8/5/2017 • Resenha • 435 Palavras (2 Páginas) • 306 Visualizações
A ORIGEM DA CORRUPÇÃO
A realidade da corrupção brasileira esta cada vez mais tornando os cidadãos indignados, mas isso não significa que em pequenas coisas que as pessoas fazem não deixem se tornar corruptas também. É onde o referido texto nos retrata a origem dessa corrupção, de quem foi herdada e por quais métodos poderiam cessa-la.
Como muitos casos de corrupção no mundo todo, o Brasil não é considerado mais ou menos corrupto que certos países, como por exemplo o Japão que a cada par de anos têm um ministro que renuncia diante de denúncias de corrupção, sendo ele um país de primeiro mundo. O Brasil, país com um dos mais elevados índices de corrupção, segundo o World Economic Forum, possui uma escassez muito grande de auditores, pois as nações com menor índice de corrupção são as com o maior número de auditores e fiscais formados e treinados, a corrupção é detectada no nascedouro ou quando ainda é pequena. A principal função do auditor nem é a de fiscalizar depois do fato consumado, mas a de criar controles internos para que a fraude e a corrupção não possam sequer ser praticadas. Durante os anos de ditadura, quando a liberdade de imprensa e a auditoria não eram prioridade, as verbas da educação foram redirecionadas para outros cursos e para eliminar a corrupção teremos de redirecionar rapidamente as verbas de volta ao seu devido destino e assim criar profissionais competentes com uma ética profissional elaborada. Países avançados como Inglaterra, Estados Unidos, colocam seus auditores num pedestal de respeitabilidade e de reconhecimento público que garante a sua honestidade, já no brasil esse reconhecimento é bem diferente. Bons salários e valorização social são os requisitos básicos para todo sistema funcionar, os salários de nossos auditores públicos e fiscais têm sido congelados e seus quadros, reduzidos uma das razões do crescimento da corrupção. O Brasil precisa da vigilância de um poderoso sistema imunológico que combata a infecção no nascedouro, como acontece nos países considerados honestos e auditados. Portanto, o Brasil não é um país corrupto. É apenas um país pouco auditado.
O Brasil precisa reduzir os cargos públicos comissionados, reformar a legislação, oferecer pagamentos justos a todas as categorias profissionais e principalmente investir na fiscalização e não deixar a corrupção nascer. Segundo especialistas em politica, a corrupção no Brasil é resultado de um Estado mal estruturado, cheio de burocracia e falhas de gestão. Acredito que se muitos jovens lessem esta reportagem seria muito proveitoso, para que possamos ter consciência pelo que precisamos lutar. Parabenizo Stephen Charles Kanitz pela reportagem e por sua esclarecedora forma de expressar aos cidadãos a origem da corrupção.
...