A Pericia e Arbitragem Contábil
Por: Elaine Britto • 25/4/2021 • Trabalho acadêmico • 1.120 Palavras (5 Páginas) • 332 Visualizações
UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso de Ciências Contábeis
Professor Ma Gisele A S Rocha
Disciplina: Pericia e Arbitragem contábil
ATIVIDADE 1 - Data de entrega até 15/03/2021
RGM: 101.719
ATIVIDADE - 01
1] (1,0 ) Conceitue Pericia Contábil e explique a afirmação: “A Perícia contábil é uma tecnologia”.
A perícia contábil é uma tecnologia porque é aplicações dos conhecimentos científicos da contabilidade, pela definição da Norma Brasileira de Contabilidade, a perícia contábil é o conjuntos de procedimentos técnicos, que por objetivo a emissão de laudo sobre questões contábeis, mediante exames, vistoria, indagação, investigação, arbitramentos, avaliação ou certificado.
A perícia é a diligência realizada ou executada por peritos, a fim de que se esclareçam ou evidenciem certos fatos. Tratando de uma análise para produzir uma conclusão.
2] (1,0) Com suas palavras, cite e Explique os três grandes grupos em que são classificadas as pericias.
A perícia Judicial: pode ser definida como diligência designada por um Juiz para que seja solucionada uma dúvida em questão, realizando assim o trabalho pericial. Ela compõe-se das fases inicial, operacional e final, de eventos distintos que formam todo o conjunto de ocorrências
A perícia administrativa: são realizadas no âmbito administrativo de uma instituição que tem como finalidade apurar algum feito. Essas pericias poderão instruir processos judicias como peças para fundamentar o que se alega.
A perícia especial: são necessárias para alteração societária nos casos de incorporação, fusão e cisão. Essa pericia tem como fundamento resguardar os direitos dos sócios.
3] (2,0) Com suas palavras explique a afirmação “A vivência profissional é considerada em perícia como seu elemento fundamental”.
A perícia versa sempre sobre matéria de fato, que muitas vezes não é atingida pelos conhecimentos teóricos puros de uma Ciência, resultando dessa condição a integração entre conhecimento teórico e experiência profissional. A teoria define padrões de comportamento profissional, porém, a prática os torna pessoais, ou seja, dois Contadores podem, sobre um mesmo evento, ter duas interpretações distintas. Existem práticas grosseiras, e que saltam à vista até de leigos em Contabilidade; entretanto, também existem práticas bastante sutis, que mesmo o Contador encontra dificuldades em detectar. Daí a extrema necessidade do equilíbrio e do bom-senso, advindos da vivência profissional exigida de um Perito.
4] (1,5) A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil, e/ou parecer pericial contábil. (NBC T 13). Em relação a esse assunto, é CORRETO afirmar que:
A) ( X ) A perícia contábil judicial pode ser realizada por um técnico de contabilidade devidamente registrado em Conselho Regional de Contabilidade.
B) ( ) O contador deve solicitar verbalmente, ao Juízo, prorrogação para concluir seus trabalhos, quando da impossibilidade de cumprimento do prazo.
C) ( ) O parecer pericial contábil serve para subsidiar, na esfera extrajudicial, o Juízo e as partes, bem como para analisar de forma técnica o laudo pericial.
D) ( ) O parecer pericial contábil serve para subsidiar, na esfera judicial, o árbitro e as partes nas suas tomadas de decisão.
E) os livros e os documentos a serem compulsados constituem um dos fatores a serem considerados no planejamento da perícia.
5] (1,5) De acordo com NBC TP 01 – Perícia Contábil, o planejamento deve ser elaborado com base nos quesitos e/ou no objeto da perícia. Em relação aos objetivos do planejamento da pericia, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
A] (V) Conhecer o objeto da perícia, a fim de permitir a adoção de procedimentos que conduzam à revelação da verdade, a qual subsidiará o juízo, o árbitro ou o interessado a tomar a decisão a respeito da lide.
B] (V) Definir a natureza, a oportunidade e a extensão dos exames a serem realizados, em consonância com o objeto da perícia, os termos constantes da nomeação, dos quesitos ou da proposta de honorários oferecida pelo Perito.
C] (V) Estabelecer condições para que o trabalho seja cumprido no prazo estabelecido.
...