A Qualidade de Software
Por: Antonio Victor • 15/3/2022 • Artigo • 2.779 Palavras (12 Páginas) • 295 Visualizações
FACULDADE DOM BOSCO DE PORTO ALEGRE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TECNOLOGO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS |
Qualidade de Software
António Feliciano
antoniovictorfeliciano@gmail.com
Disciplina Qualidade de Software
Professor Vivian Pedó
Bacharelado em Sistemas de Informação
Curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre
Resumo: Qualidade de software é bastante condizente com a sua perspectiva, conjunto de etapas a ser seguido para atingir um nível satisfatório do software diante o usuário e máquina. Qualidade de software, processo de segmentação coercitivo, com seguimento de uma linha técnica da engenharia de software. Paradigma proposto para trazer uma boa metodologia explicativa e conceitual. Com traços e metas a ser elaborada para determinado projeto a ser proposto perante o cliente através da engenharia de software.
Através de uma visão geral, como os aspectos inerentes à qualidade de software podem contribuir para a competitividade e produtividade.
Abstract: Software quality very consistent with his perspective set of steps to be followed to achieve a satisfactory level of software on the user and machine. Software quality, coercive segmentation process with following a technical line of software engineering. Paradigm proposed to bring a good methodology and conceptual explanatory. With traits and goals to be established for a particular project to be proposed to the customer through software engineering.
Through an overview, show how the inherent aspects of software quality can contribute to competitiveness and productivity.
Introdução
Existem muitas definições de qualidade de software propostas na literatura, sob diferentes pontos de vista. Pois a qualidade em si é um termo que pode ter diferentes interpretações.
“Qualidade de software é avaliada em termos de atributos de alto nível chamados fatores, que são medidos em relação a atributos de baixo nível chamados de critérios” Peters (2002).
Um software precisa ser avaliado para descobrir erros que foram feitos durante o projeto e a construção. Os testes são conduzidos por meio de uma estratégia, que integra os métodos de teste, os passos e roteiros. A estratégia ou critérios de teste deve ser planejada sob medida para cada projeto, considerando o tempo que será investido neste trabalho, a disponibilidade de recursos e a tecnologia utilizada na construção do software.
Segundo Sanders (1994): “Um produto de software apresenta qualidade dependendo do grau de satisfação das necessidades dos clientes sob todos os aspectos do produto”.
Pressman: “Qualidade de software é a conformidade a requisitos funcionais e de desempenho que foram explicitamente declarados, a padrões de desenvolvimento claramente documentados, e a características implícitas que são esperadas de todo software desenvolvido por profissionais”.
“Qualidade é a totalidade de características e critérios de um produto ou serviço que exercem suas habilidades para satisfazer às necessidades declaradas ou envolvidas’’ (ISO9126 (1994).
Sendo assim, o objetivo desse estudo sobre Qualidade de software é saber como melhorar a qualidade dos produtos de software, onde se estabelece métodos e tecnologias para construir produtos de software de qualidade dentro dos limites de tempo e recursos disponíveis.
Desenvolvimento
O objetivo principal deste artigo é explicar o desenvolvimento, características e conceitos da qualidade de software que hoje tem uma importância fundamental para alavancar a competitividade das empresas. Atualmente, a preocupação com a qualidade deixou de ser um diferencial competitivo e passou a ser um pré-requisito básico para participação no mercado. No setor de software não é diferente. A disseminação do uso do software em todas as áreas, envolvendo monitoração, controle e gestão de funções críticas, tem aumentado consideravelmente a importância da qualidade de software. E também a importância dos requisitos neste processo assim como uma visão geral sobre medição e avaliação da qualidade.
Qualidade hoje em dia não é apenas um diferencial de mercado para a empresa conseguir vender e lucrar mais, é um pré-requisito que a empresa deve conquistar para conseguir colocar seu produto no mercado global. Apesar da ideia de qualidade parecer aparentemente intuitiva, quando analisada com maior atenção, o conceito se revela um pouco mais complexo.
Na medida em que cresce a demanda por sistemas complexos, com grande responsabilidade no contexto das organizações, a qualidade desponta como um fator essencial no desenvolvimento de software, e cada vez mais há uma disposição de investimento nesta área. Entretanto, uma das primeiras dificuldades encontradas na definição e implantação de um programa de qualidade está em compreender o que, de fato, significa qualidade de software.
Qualidade de Software
Conceituar qualidade de fato é uma tarefa complexa, mas ela pode ser vista como um método gerencial que através de procedimentos disseminados por toda a organização, busca garantir um produto final que satisfaça às expectativas do cliente, dentro daquilo que foi acordado inicialmente.
No contexto de desenvolvimento de software, qualidade pode ser entendida como um conjunto de características a serem satisfeitas, de modo que o produto de software atenda às necessidades de seus usuários. Entretanto, tal nível de satisfação nem sempre é alcançado de forma espontânea, devendo ser continuamente construído. Assim, a qualidade do produto depende fortemente do seu respectivo processo de desenvolvimento.
Devido ao processo de globalização e consequente aumento de empresas concorrentes, a qualidade, hoje em dia, é crítica para a sobrevivência e o sucesso no mercado de software. Portanto, uma organização não se destacará neste mercado a menos que produza software de boa qualidade e que seus clientes percebam isso nos seus produtos e serviços. Neste contexto, há algumas razões que devem ser consideradas:
▪Qualidade e competitividade: Uma forma do produto se destacar é através da qualidade do software e do suporte que é fornecido com ele. Com o amadurecimento do mercado, os usuários não querem apenas que a empresa fale que tem qualidade, mas que mostre a todos que a tem através de certificação internacional. Não ter uma certificação pode acarretar em desvantagem competitiva;
...