TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DA CONTABILIDADE

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 3

TEORIA DA CONTABILIDADE

1 – O que você entendeu no tópico “Capital e patrimônio: diferenças conceituais”.

     Pode-se afirmar que a diferença entre capital e patrimônio existe apenas em conceito, uma vez que os dois nomes tratam da mesma coisa; apenas se distinguem conforme a aplicação de tal riqueza. Sendo assim, chama-se patrimônio toda a riqueza movimentada com o fim de suprir necessidades ideais, pessoais ou não; enquanto capital refere-se quando usamos a riqueza para se obter o lucro, ou seja, obter mais capital. Enfim, capital é o nome dado as riquezas das empresas que buscam o lucro, enquanto o nome patrimônio é dado às riquezas voltadas a satisfação de necessidades não lucrativas.

2- Comente sobre os aspectos quantitativos e qualitativos da contabilidade.

     No que se refere ao aspecto qualitativo, o patrimônio tem sua origem nos financiamentos, dotações e resultados que dá condições de existência a riqueza; é através de tais substancias que se forma o corpo da riqueza, assim as fontes do patrimônio são diversas, mas proveniente da própria célula ou de ajuda de outras pessoas que cedem seus recursos. Com isso, as aplicações que formam a substancia patrimonial são diversas, mas basicamente em coisas destinadas a serem usadas ou negociadas para alimentarem a atividade. Enfim, é por isso que dizemos que a riqueza é complexa, ou seja, um universo de recursos que formam o aspecto qualitativo, ou seja, a substância patrimonial em qualidade.

     Já para se obter o aspecto quantitativo é necessário se traduzir em expressões monetárias ou valores o patrimônio. Sendo assim, o Passivo e o Patrimônio Líquido são exemplos de expressões quantitativas; onde o primeiro refere-se à riqueza de terceiros que serviu de fonte para formação da substância patrimonial, e o segundo a riqueza própria da célula social que também serviu de fonte para formação da substância patrimonial. Enfim, para se obter o aspecto quantitativo é necessário que se analise o patrimônio em valores para que desta forma se obtenha a quantidade de riqueza da substancia patrimonial.

3 – Faça um estudo sobre postulados.  

     Entende-se que postulados são proposições e/ou observações de determinada realidade e que geralmente não são verificadas; constituem lei maior da contabilidade, uma vez que definem o ambiente econômico, social e político no qual devem atuar. Ou seja, postulados são entendidos como informações que não caracterizam muita importância para a contabilidade, uma vez que se falado em registros tais informações não tem muita significância. Exemplo: Em determinada transação de mercado, vendedor e comprador chegam a um acordo referente ao preço de compra e venda de determinado produto; sendo assim, mesmo que tal informação tenha muita importância economicamente falando, não cabe a tal informação ser registrada, uma vez que fosse se teria quantidades enormes de informações sem maior significância para os registros. Os postulados contábeis se dividem em dois: Postulado Contábil da Entidade, no qual define a entidade como algo na qual tem vida e personalidade própria, uma vez que entende que todo patrimônio de qualquer unidade econômica que manipula recursos, independente de objetar lucro, não pode ser confundida com o patrimônio de seus sócios ou acionistas. E o Postulado da Continuidade, o qual entende a entidade como empreendimento em andamento, com tempo de duração indeterminado, devendo sobreviver aos seus próprios fundadores, visando lucros e continuidade a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com