A Teoria da Contabilidade
Por: Adriane.rr • 17/8/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 765 Palavras (4 Páginas) • 191 Visualizações
Página 1 de 4
FASB- Faculdade do Sul Da Bahia
Acadêmica : Adriane Rodrigues Ramos
Curso: Ciências Contábeis Turma: 1/2° Período
Disciplina : Economia Professor: Rinaldo J. Sampaio
1- Conceitos :
- Economia: A economia ela estuda os gastos e os desperdícios de uma empresa, por isso ela é conhecida como um tipo de ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. Além de tudo essa ciência está bem ligada com a vida das pessoas, como uma de suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.
- Elasticidade da Renda: Dentro da elasticidade na economia existe dois tipos, que são a elasticidade rendimento da procura ou elasticidade rendimento da demanda que é a medida do impacto decorrente de uma variação na renda sobre a demanda ou a proucura de algum bem. A elasticidade-renda da demanda mede a variação percentual na quantidade demandada de um determinado bem, diante de uma variação percentual na renda do consumido.
- Trade-off: Trade-off nada mais é do que uma opção de esolha, isso ocorre quando se abre mão de algum bem ou algum tipo de serviço para obter outros bens e outros serviços. Na economia muitas vezes o trade-off é descrita como custo de oportunidade, pois representa o que uma pessoa deixa de usufruir de uma coisa por ter escolhido outra.
- Custo de Oportunidade: Está interligado com o trade-off, pois também não se passa de uma escolha pois você precisa saber o que escolher, para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo até mesmo social, causado pela renúncia do ente economico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.
- Demanda e Oferta: A demanda e a oferta são os que garantem o funcionamento extraordinário de um mercado, pois, são elas que determinam os preços e a quantidade de produtos oferecidos. O termo da oferta ele está se referindo a quantidade disponível de um produto, já a demanda é a quantidade que os consumidores querem ou podem adquirir desse produto, no caso a sua procura.
- Precificação de Produtos : É uma atividade que se preocupa em colocar preços em novas mercadorias e ajustar os preços das mercadorias em estoque. A precificação faz parte do composto do ponto-de-vista do consumidor, é elemento inseparável do produto como bem ou serviço. É através dessa relação que o consumidor pode avaliar a relação custo-benefício ou, em outros termos, sua possibilidade de extrair valor do dinheiro que ele dispende.
- Fatores de Produção e Remuneração: A remuneração dos fatores de produção é o que se paga a um fator de produção ou seja é o retorno do que foi gasto para produzir matéria prima,mão de obra, outros custos da produção.
- Produtividade Média: Esse tipo de produtividade indica o volume de tarefas ou de produções estabelecidas para cada funcionário, e um indicador que se deve mensurar mês a mês como forma de acompanharmos a eficiência do colaborador.
- Produtividade Marginal: Esse é o indicador que mostra a capacidade que a empresa tem de fabricar ao menos uma unidade a mais por cada colaborador, assim irá manter os seus custos marginais na mesma proporção dos custos operacionais.
- Estrutura de Mercado: As Estruturas de Mercado são modelos que captam aspectos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca aspectos essenciais da interação da oferta e da demanda.
- Monopólio- É quando uma determinada empresa domina alguns setores de uma cidade, é chamado de monopólio, pois o consumidor não tem o poder de escolha, e assim mesmos se os serviços forem ou não de boa qualidade, você vai precisar dele.
- Duopólio- Quando duas empresas se unem para evitar que uma terceira possa se instalar na cidade.
- Produtos Complementares: São produtos que de uma certa forma precisem de outros produtos, para agradar o gosto dos consumidores.
- Produtos Substitutos: São os produtos que podem ser substituidos por outros produtos, talvez pelos valores, sabores, entre outras coisas.
- Ações da Concorrência: Analisar a concorrência, como ela distribui o seu produto/ serviço, sua qualidade, seu preço, em que mídias ela está presente e como ela atende o cliente, são fatores essenciais para que determinada empresa melhore o seu negócio, desenvolva estratégias mais assertivas, alinhe sua comunicação e aumente suas vendas.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com