TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Contabilidade

Por:   •  20/8/2018  •  Ensaio  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

Equipe 07 - Ativo intangível e outros itens

1) O conceito de goodwill ainda é motivo de discussão pela sua subjetividade e dificuldade de mensuração. Segundo Hendriksen (1999) goodwill é um ativo intangível, assim como contas a receber, despesas antecipadas, aplicações financeiras e outras, no entanto estas contas são facilmente identificadas, ao contrário do goodwill (aqui o autor utiliza o conceito de intangibilidade e não a nomenclatura contábil-legal das contas classificadas em "Ativo Intangível" do Balanço Patrimonial-ver art. 179, Lei 6.404/76). Segundo Pinho (1997), o goodwill é definido como sendo “fundo de comércio; bens intangíveis, tais como o bom relacionamento com os clientes, moral elevado dos empregados, bom conceito nos meios empresariais, boa localização”. Entretanto, o conceito de goodwill vai além do bom relacionamento comercial.

2) O goodwill pode ser definido como um lucro anormal, além do esperado, sendo que a dificuldade reside na mensuração do valor atual dos benefícios futuros esperados. Corroborando Martins (1973), este conceito aproxima-se do conceito econômico de ativo, no entanto o lucro contábil toma por base o custo como base de valor, que pela legislação atual não é corrigido pela variação do poder aquisitivo da moeda. No entanto é uma forma de calcular o Valor de uma empresa, com seus ativos intangiveis. Há dois tipos de Goodwill: o Objetivo que é a diferença positiva entre o valor de mercado líquido dos ativos e passivos e o custo de aquisição da parte líquida dos ativos e passivos pelo investidor e o Subjetivo que é a diferença entre o valor presente dos fluxos futuros de caixa menos o valor de mercado dos ativos e passivos. Dessa forma o Goodwill não é o mesmo que capital intelectual e muito menos a expressão muito usada no Brasil Fundo de Comércio (porque essa expressão também incluí alguns ativos tangíveis). O conceito mundialmente aceito inclusive pelas normas IFRS é a reputação de uma marca ou de uma empresa e sua capacidade de gerar lucros que não está diretamente vinculada aos seus ativos.

Equipe 08 - As “novas” abordagens à teoria (pesquisa) contábil

1) No meu ponto de vista, o enfoque mais influencia na prática contábil no Brasil é o gerencial. Atualmente, o contador tem um breve objetivo de analisar fatos e atos contábeis e oferecer informações para auxiliar na tomada de decisão para os gestores.

2) No âmbito contratual da firma, todos os mecanismos contábeis são necessários para o bom andamento da mesma. Quaisquer informações são ditas como essenciais para uma boa análise da situação e uma boa tomada de decisão.

Equipe 09 - Perspectivas e tendências da teoria da contabilidade e da contabilidade em geral

1) A profissão contábil há trinta, quarenta anos atrás, com raras exceções, era basicamente a escrituração de livros fiscais e Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume 1 – nº 1 - 2010 2 contábeis não tendo o contador outra função senão a de “fechar o balanço” das empresas e apresentar as obrigações acessórias ao fisco, isto é, era feita para atender as exigências legais despreocupando-se com seu objetivo principal que era e é informar ao proprietário, empresário, sociedade, enfim aos interessados diretamente na administração da empresa (e até aplicadores em bolsa por exemplo) da situação real do patrimônio da empresa, seu desenvolvimento, suas perspectivas de lucros, geração de benefícios sociais seu crescimento. Com a globalização e necessidade maior de controles para definição de conquista de mercados o contador deixou de ser o escriturador para transformarse no verdadeiro olheiro e indicador dos caminhos e rumos a serem tomados. Por isso o profissional da contabilidade começou a especializar-se (hoje em torno de trinta especializações) e dificilmente você encontrará um bom profissional desempregado mesmo que possua mais de 40 anos (ao contrario de outras profissões que começam a fazer restrições nestas condições). Diversos países do mundo tem aceito imigrantes com diploma universitário em ciências contábeis para poderem preencher a falta de profissionais (Austrália, Espanha, Estados Unidos) são exemplos disso. Hoje o profissional da contabilidade é bem remunerado e num futuro muito próximo não há duvidas que terá uma das melhores remunerações do mercado. Há apenas uma condição básica e que não tem recuo: estudar, estudar, estudar e estar atento a tudo que nos cerca: tecnologia, informação, agilidade nas informações, buscando com isso deixar a empresa preparada para a conquista de novos horizontes. Por isso queridos jovens estudantes, empenhem-se e serão recompensados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com