A Teoria da Contabilidade
Por: carlapsd • 6/6/2020 • Trabalho acadêmico • 854 Palavras (4 Páginas) • 751 Visualizações
No Brasil, por volta de 1754, ainda como Colônia de Portugal, iniciou-se a formação profissional na área contábil. O fator decisivo para a alavancagem da profissão contábil foi a globalização da economia, provocando o acirramento da competitividade internacional e profissionais altamente qualificados para o atendimento das necessidades empresariais.
Sendo assim, e diante de tudo que foi construído ao longo do estudo das Unidades 1 e 2, vamos debater sobre o que o mercado espera dos contadores na atualidade. Como pergunta norteadora da discussão, temos:
Como o pensamento contábil evoluiu historicamente no Brasil? Tragam respostas considerando as principais doutrinas contábeis.
Indicação de leitura:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas, 2009.
SCHMIDT, Paulo. História do pensamento contábil. Porto Alegre: Bookman, 2000.
BIBLIOGRAFIA VIRTUAL:
http://cfc.org.br/ (Links para um site externo.)
http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/evolucao-pensamento-contabil.htm (Links para um site externo.). Acesso em 10 out. 2016
http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/historia (Links para um site externo.). Acesso em 10 out. 2016
A contabilidade surgiu da busca dos seus usuários em controlar o seu patrimônio, buscando mecanismos que pudessem evidenciar a evolução, a previsão dos negócios e para a prestação de contas.
No século XV surgiu a primeira escola de pensamento contábil, a Escola Contista. Ao logo do tempo surgiram outras escolas, como veremos abaixo:
- Escola Contista, marcada no século XV, com aumento das sociedades, surgiu a necessidade da separação da entidade e do proprietário (o capitalista ou proprietário, o gerente e os terceiros). Como ideia principal o mecanismo de contas, subordinado à escrituração. O mecanismo desta escola rotulou a Contabilidade como Ciência das Contas e Escrituração. A obra que mais se destacou foi de Lucca Pacioli.
- Escola Administrativa ou Lombarda, surgiu em 1840. A ênfase dessa escola é a relação entre a Administração Econômica e a Contabilidade, considerando a Contabilidade como a ciência da administração das entidades, que incluiu na Contabilidade os fatores econômicos de produção e de consumo, no sentido de melhorar a informação para fins de gestão.
- Escola Personalista, no século XIX, surge, como o nome sugere, a principal ideia foi a de dar personalidade às contas (devedoras e credoras). As contas deveriam ser abertas em nome das pessoas envolvidas (físicas e jurídicas).
- Escola Controlista, que surgiu por volta de 1880 em Veneza, Itália, o objeto da contabilidade era controle da riqueza administrativa, tendo distinguido as fases da gestão econômica e da direção e controle.
- Escola Norteamericana, surge em 1887, sendo responsável pela contabilidade gerencial, atribuindo transparência e responsabilidade aos profissionais de área. A ideia da Escola foi a qualificação da informação contábil, disponibilizando o processo da contabilidade financeira e relatórios e divulgação da importância da contabilidade gerencial e a qualidade da informação para tomada de decisão interna.
- Escola Patrimonialista, que predomina no Brasil, o pensamento é que o patrimônio é uma grandeza real, que se modificava com o desenvolvimento de atividades econômicas conhecidas, sendo evidenciado sobre dois aspectos: o estático que permitia o conhecimento do patrimônio em um dado momento e o dinâmico que estuda os aumentos e diminuições no patrimônio provocadas por fatos administrativos.
No
...