A Teoria da Contabilidade
Por: Ana Luiza Santos • 15/2/2021 • Trabalho acadêmico • 307 Palavras (2 Páginas) • 291 Visualizações
1. O que foi a era da estagnação e o que a encerrou?
Resposta: A era da estagnação ocorreu entre o período de 1494 a 1800, onde neste período as teorias sobre a contabilidade não tiveram modificações, ou seja, tudo que se tinha neste período foi o tinha sido apresentado no livro de Pacioli. O mundo foi transformado e isso condicionou a contabilidade. Essa era da estagnação teve o fim com a Revolução Industrial. A Revolução Industrial formaliza a prática contábil por conta da demanda por serviços que surgiam com a expansão das atividades comerciais e de produção principalmente na Europa.
1. Porque o autor comenta que a Contabilidade é fruto do Renascimento Italiano?
Resposta: [...] A contabilidade é um produto do Renascimento Italiano. As forças que conduziram a essa renovação do espírito humano foram às mesmas que criaram a contabilidade [...], ou seja, as mudanças que o renascimento trouxe na vida humana, trouxe também para o avanço da contabilidade. O período do renascimento foi marcado por transformações em muitas áreas da vida, inclusive para a contabilidade. Tudo que se conhece hoje sobre contabilidade foi dado pela ruptura com as estruturas medievais na era do renascimento, e foi através dessa era que a contabilidade ficou conhecida como a “ciência das contas e das escriturações”.
4. Explique por que o autor na pág. 50 questão 7, diz que a Contabilidade nasceu Gerencial, depois surgiu a Contabilidade Financeira?
Resposta: Conforme o autor, a contabilidade se desenvolveu primeiramente na área gerencial, pois se tratava de uma arte antiga, que surgiu com a necessidade básica de um sistema disciplinado de escrituração e análise de transações, e não como decorrência da busca de riqueza e valor intrínseco. Ou seja, o autor refere-se que a contabilidade gerencial surgiu antes da financeira, pelo fato de sempre ter a necessidade de demonstrar mais a informações do que o resultado financeiro em si.
...