A Teoria da Contabilidade
Por: Milena Alves Andrade • 1/9/2021 • Trabalho acadêmico • 719 Palavras (3 Páginas) • 218 Visualizações
1- Alguns historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência de contas aproximadamente a 2.000 A.C., mas é possível localizar os primeiros exemplos completos de contabilidade seguramente no 2° milênio A.C. É possível que algumas formas rudimentares de contagem de bens tenham sido realizados talvez por volta do 4° milênio A.C..
2- O grau de desenvolvimento comercial, social e institucional das sociedades, cidades ou nações, foi gerado o aperfeiçoamento em dimensões da instituição patrimonial á medida que suas atividades foram-se desenvolvendo em dimensões e em complexidade, como também, o acompanhamento
3- As cidades italianas e outas da Europa fervilhavam de atividade de atividade mercantil, econômica e cultura, com o desenvolvimento de suas atividades tiveram de aperfeiçoar sua forma de avaliação da situação patrimonial, possibilitando um maior campo de estudo e desenvolvimento da teoria contábil. Representavam o que de mais avançado poderia existir na época, em termos de empreendimentos comerciais e industriais incipientes.
4- Falta de pesquisa indutiva; preocupação demasiada com a demonstração de que a contabilidade é ciência; excessiva ênfase na teoria das contas; falta de aplicação de muitas das teorias expostas e a queda de nível de algumas das principais faculdades, estes foram os fatores da queda da Escola Européia é altamente positivo, teve o mérito incondicionalmente de chamar a atenção para o fato de que a contabilidade é muito mais que mero registro; é um instrumento básico de gestão.
5- 1° O grande avanço e o refinamento das instruções econômicas e sócias.
2° O investidor médio é um homem que deseja estar permanentemente bem informado, colocando pressões não percebidas no curtíssimo prazo, mas frutíferas no médio e longo prazo, sobre os elaboradores de demonstrativos financeiros, no sentido de que sejam evidenciadores de tendências.
3° O governo, as universidades e os institutos de contadores empregam grandes quantias para pesquisas sobre princípios contábeis;
4° O Instituto dos Contadores Públicos Americano é um órgão atuante em matemática de pesquisa contábil;
5° A criação do Financial Aciounting Standaers Board(FASb) e do SEC, tem propriciados grandes avanços na pesquisa sobre procedimentos contábeis.
6- Como pontos fortes podemos citar a aplicabilidade e grau de importância da contabilidade dentro das organizações passam a estar intimamente associada ao fornecimento de informações para apoio a tomada de decisão dentro de uma empresa de forma a melhorar seus resultados e prever ações de curto e longo prazo relacionadas á como e onde operar a fim de atingir o objetivo final de uma empresa, que é o lucro. As empresas a partir do surgimento de novos produtos e e serviços, que somados aos avanços tecnológico, trouxeram duvidas e questionamentos sobre os registros contábeis das transações econômicas e suas implicações na divulgação aos usuários (clientes, acionistas, etc.) e para isso, a contabilidade possui o papel principal de esclarecer estes pontos. Como ponto negativo, podemos dizer que embora algumas questões contábeis estejam minuciosamente detalhadas, ainda existe muitas que deixam um amplo campo para questionamento.
...