A Teoria da Contabilidade
Por: Luisbpaz • 14/4/2015 • Trabalho acadêmico • 5.345 Palavras (22 Páginas) • 283 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE PORTO ALEGRE
Curso de Administração
ALEXANDRE DE OLIVEIRA CARDOSO – R.A. 6506283190
ANDERSON CARLOS DE OLIVEIRA CARDOSO – R.A. 6501248791
EDIANE DA SILVA OLEIAS – R.A. 6791429835
ELEN RIBEIRO SANTOS – R.A. 7125531145
LUIS EDUARDO BARCELLOS PAZ – R.A. 7123527139
TEORIA DA CONTABILIDADE
Porto Alegre – RS
Novembro/2013
ALEXANDRE DE OLIVEIRA CARDOSO – R.A. 6506283190
ANDERSON CARLOS DE OLIVEIRA CARDOSO – R.A. 6501248791
EDIANE DA SILVA OLEIAS – R.A. 6791429835
ELEN RIBEIRO SANTOS – R.A. 7125531145
LUIS EDUARDO BARCELLOS PAZ – R.A. 7123527139
TEORIA DA CONTABILIDADE
Projeto multidisciplinar apresentado como requisito para colação de grau no Curso de Administração da Faculdade Anhanguera, turma 2ª Série, sob a orientação do Prof. EAD: Jose Pedro Gomes Kleinn e a Tutora EAD: Kelly Sinara e Silva Cavalheiro de Rezende.
Porto Alegre – RS
Novembro/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
CAPÍTULO 1 5
CAPÍTULO 2 7
CAPÍTULO 3 14
CAPÍTULO 4 18
CONSIDERAÇÕES 26
REFERÊNCIAS 27
INTRODUÇÃO
Abordaremos neste trabalho a Contabilidade como um “todo”, detalhando e especificando assuntos pertinentes. O objetivo é esclarecer as situações contábeis tanto de empresas como de pessoas físicas, pessoas jurídicas e informar os outros tipos de sociedades existentes e formas de constituição e associação. Os modelos de informes contábeis DRE, DFC e os balanços patrimoniais e as leis que regulamentam o exercício da contabilidade.
O que são empresas S/A e Ltda., explanaremos também o que são cooperativas, associações, fundações, sociedades, consórcios e Joint Venture. Faremos comparativos entre empresas e pessoas no âmbito da contabilidade, também com demonstrativos reais de empresas que disponibilizaram seus balanços.
Ressaltaremos as formas jurídicas de formação das mais diversas organizações e formas de constituições societárias. O presente trabalho será organizado em capítulos que abordam temas específicos, mas que ao longo da explanação se entrelaçam.
Em um mundo baseado em regras e leis fez-se necessário uma doutrina para disciplinar as questões que envolvessem bens, fluxos de caixa, formas de associações, nosso trabalho tenta desmistificar o tecnicismo contábil.
CAPÍTULO 1
Objetivo da Contabilidade
• Contabilidade: Sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.
• Sistema de Informação: Permite tratar as informações de natureza repetitiva com o máximo possível de relevância e o mínimo de custo. Dar condições para, através da utilização de informações primárias constantes do arquivo básico, fornecer relatórios de execução para finalidades específicas, em oportunidades definidas ou não.
• Informação Econômica e Financeira:Informação de natureza econômica deve ser sempre entendida dentro da visão que a Contabilidade tem do que seja econômico e não, necessariamente, do tratamento que a Economia daria ao mesmo fenômeno; em largos traços, podemos afirmar que os fluxos de receitas e despesas, bem como o capital e o patrimônio, em geral, são dimensões econômicas da Contabilidade, ao passo que os fluxos de caixa, de capital de giro, por exemplo, caracterizam a dimensão financeira.
• Usuário da Informação Contábil:Usuário é toda pessoa física ou jurídica que tenha interesse na avaliação da situação e do progresso de determinada entidade, seja tal entidade empresa, ente de finalidades não lucrativas, ou mesmo patrimônio familiar.Para as finalidades deste trabalho, escolhemos como usuário preferencial o externo à entidade, constituído basicamente por: Acionistas, emprestadores de recursos e credores em geral e integrantes do mercado de capitais como um todo.
• Modelo Informativo:Informação de natureza financeira, informação de natureza física, informação de natureza de produtividade.
• Modelo Decisório: Baseado nos dados demonstrados nos modelos informativos.
• Objetivos: Contribuir no processo decisório baseando-se em dados e informações.
• Evidenciação: As empresas precisam dar ênfase à evidenciação de todas as informações que permitem a avaliação da sua situação patrimonial e das mutações desse seu patrimônio e, além disso, que possibilitem a realização de inferências perante o futuro.A evidenciação é vital para se alcançar os objetivos da Contabilidade.
A vida financeira particular e a de uma empresa.
Vida financeira particular: Entrada de capital/salário, Planejamento financeiro familiar, Pagamento de empregados (domestica, jardineiro etc.), Pagamentos de encargos sociais, Pagamentos de água, luz e impostos, Compras a prazo de moveis, eletrodomésticos, Investimentos na casa, compra de carro, Aprimoramento curso/faculdade, Busca da qualidade de vida.
Empresa:Entrada de capital/venda de produtos ou serviços, Planejamento estratégico da empresa, Pagamento de empregados da empresa, Pagamento de encargos dos funcionários, Pagamentos de água, luz e impostos, Financiamento de máquinas e equipamentos, Investimento na empresa, Investimento em capacitação de funcionário, Busca de lucro.
A vida financeira particular tem enorme semelhança com a vida financeira de uma empresa, visto as mesmas estarem intimamente ligadas por meios e processos administrativos utilizados tanto na vida diária como na vida da empresa.
Todos os mecanismos de entrada de capital, investimentos, pagamentos, aprimoramento e lucro que acontecem na vida das pessoas e que também se transformam em qualidade de vida são idênticos ao de uma empresa em seu modelo administrativo que visa o lucro e bem estar total, entende-se por bem estar total a qualidade de vida de funcionários, proprietários e clientes bem como de fornecedores.
...