A Teoria da Contabilidade
Por: Cleuber Marques • 27/4/2015 • Trabalho acadêmico • 534 Palavras (3 Páginas) • 186 Visualizações
[pic 1]FIBRA- Faculdade do Instituto Brasil
Instituto Brasil de Ciência e Tecnologia Ltda- I.B.C.T.
Docente: Maria Regina
Disciplina: Teoria da Contabilidade
Curso: Ciências Contábeis 5° Período
Cleuber Marques Pereira
Anapolis, 02 de março de 2015
Introdução
Quando se ouve falar em contabilidade logo se vem à cabeça, muitos números e cálculos, porem a contabilidade ou a pratica contábil vai muito alem do que se pensa. Se pararmos para nos perguntar onde e quando surgiu a contabilidade. Devemos nos transportar até pré historia onde se tem os primeiros relatos da pratica contábil quando o homem primitivo se questiona: “Quanto será que meu rebanho cresceu desde o ultimo frio até hoje. Vendo a necessidade de controlar seu rebanho e ver quando ele havia aumentado surgiram a primeiros atos contábeis.
A contabilidade tem um grande avanço em 1494 com a publicação da obra SUMMA DE ARITHMETICA, GEOMETRIA, PROPORTIONI ET PROPORTIONALITA do FREI LUCA BARTOLOMEO DE PACIOLI onde o frei cita o método das partidas dobradas , passando a historia como “ o pai dos escritores contábeis” e dando inicio a Escola contábil Italiana ou Européia.
No século XVI a contabilidade atinge sua maturidade, com as grandes navegações e a exploração das riquezas americanas. Com o desenvolvimento extraordinário dos Estados Unidos no século XX a contabilidade que sempre acompanhou o desenvolvimento econômico, passou a ser centro das atenções naquele pais, surgindo o que passou a ser conhecida como ESCOLA CONTABIL NORTE AMERICANA, que se desenvolveu rapidamente no período a crise 1929.
A primeira escola de Contabilidade brasileira foi a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, em São Paulo, que em 1902, desenvolveu a filosofia da Escola Européia de Contabilidade no Brasil. Nessa escola formaram-se, entre outros, Francisco D’Auria e Frederico Herrmann Junior, considerados dois dos mais importantes professores brasileiros de contabilidade em todos os tempos.
A historia da contabilidade vai alem dos importantes fatos citados, o que jamais pode esquecer que para que o desenvolvimento contábil chegasse ao que e hoje a contabilidade necessita de uma boa base, dentro deste contexto, estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil.
A finalidade da teoria, no ensino da contabilidade, é estudar, sob a orientação de um método próprio, a natureza do patrimônio, a função do organismo de uma empresa, controle do movimento, a criação de uma terminologia própria e adequada, a elaboração de um plano de contas, de forma que da sua aplicação a qualquer momento se possa analisar a evolução do patrimônio.
A teoria da contabilidade tem sido definida como um conjunto coerente de princípios lógicos que, oferecem uma compreensão melhor das práticas existentes a contadores, investidores, administradores, estudantes, enfim, a todos os usuários da contabilidade. Oferecendo também um referencial conceitual para avaliação de práticas contábeis existentes e orientando no desenvolvimento de novas práticas e novos procedimentos.
...