A Teoria do Conhecimento
Por: AmandaDonath • 22/2/2018 • Trabalho acadêmico • 1.029 Palavras (5 Páginas) • 459 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Disciplina: Teoria do Conhecimento
Curso: Ciências Contábeis
Professor: Luiz Henrique Milani Queriquelli
Nome do aluno: Amanda Cristina Ramos Donath
Data: 15/04/2017
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Esta atividade deve ser realizada em três etapas:
ETAPA 1: PARTINDO DAS MINHAS PRÓPRIAS INQUIETAÇÕES
Nesta etapa você deve escolher e descrever uma dúvida, uma inquietação que você tem ligada à área de conhecimento do seu curso. De preferência, essa dúvida deve estar ligada aos motivos que o levaram a escolher o seu curso. Por exemplo: “Sempre tive curiosidade em saber por que a maioria dos pequenos negócios que a minha família já abriu não duraram muito, e isso me levou a querer estudar Administração”. “Sempre quis entender por que há tantas leis que não são nem cumpridas nem fiscalizadas no Brasil, e isso me levou a querer estudar Direito”. “Sempre quis saber como se faz um jogo para computador, e isso me levou a querer estudar Multimídia Digital”.
Elabore e explique uma inquietação sua, fornecendo o máximo de detalhes possível. Sua resposta deve ter entre 5 e 15 linhas. (2 pontos)
Resposta: |
Minha inquietação está ligada a várias situações que ocorrem com muitos empreendedores em corporações familiares:
Sempre tive curiosidade em saber o porquê de a maioria dos pequenos negócios familiares não costumam dar certo, conforme o SEBRAE sempre divulga em seus relatórios estatísticos. Foi com esta inquietação que me senti motivada a cursar a graduação em Ciências Contábeis. |
ETAPA 2: QUE CAMINHO EU VOU SEGUIR PARA RESOLVER A MINHA INQUIETAÇÃO?
Nesta segunda etapa, você deve propor um “caminho”, uma abordagem científica, para resolver a sua inquietação. Durante esta unidade, você teve oportunidade de conhecer abordagens como o racionalismo, o empirismo, o criticismo, o falsificabilismo, entre outras. Agora, você deve assumir uma dessas abordagens e explicar como você, a partir dela, vai abordar o seu problema. Por exemplo: “Sempre tive curiosidade em saber por que a maioria dos pequenos negócios que a minha família já abriu não duraram muito, e isso me levou a querer estudar Administração. Para entender por que isso aconteceu, vou estudar esse problema a partir de uma abordagem empirista: vou levantar o histórico de todos os pequenos negócios que minha família já teve, vou verificar em que momento eles começam a falir, e vou ver se consigo encontrar algum padrão entre as causas de falência.” Ou ainda: “Sempre tive curiosidade em saber por que a maioria dos pequenos negócios que a minha família já abriu não duraram muito, e isso me levou a querer estuar Administração. Para entender por que isso aconteceu, vou estudar esse problema a partir de uma abordagem falsificabilista. Li numa reportagem do Sebrae que a maioria das empresas fecha precocemente por causa de 6 motivos: falta de planejamento; cópia de modelos de negócio; falta de acompanhamento da rotina da empresa; descontrole do fluxo de caixa; falta de divulgação da marca; falta de adaptação às necessidades do mercado. Vou verificar no histórico das minhas empresas familiares se essa teoria do Sebrae está correta. Se eu encontrar alguma causa que não corresponda a nenhum desses 6 motivos, ou alguma causa ligeiramente diferente, vou escrever para o Sebrae informando que a teoria deles precisa ser ajustada, pois não explica o meu problema.”
Descreva e explique qual abordagem científica você assumirá para resolver a sua inquietação. Sua resposta nesta etapa deve ter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas. (6 pontos)
Resposta: |
Escolhi cursar Ciências Contábeis para resolver minha inquietação, que é:
Para compreender e me aprofundar nesse dilema, usarei a abordagem empirista. Isto porque, nesta concepção de abordagem do problema, prevalece a ideia de que o homem, seus atributos e comportamentos são produtos da ação do ambiente sobre ele. Em outras palavras, ainda de acordo com o empirismo, deve-se saber discernir, ter experiência, a sabedoria tem que ser adquirida por percepções, pela origem das ideias, por onde se percebem as coisas, independente de seus objetivos ou significados, ou seja, o empreendedor primeiramente tem que saber planejar, pois sem o planejamento muitas empresas já nascem com o destino fracassado. Necessita-se de administração, saber lidar com os funcionários, gerenciá-los, tem que experimentar novas ideias. Desta forma, pretendo acompanhar a rotina de uma empresa familiar, com enfoque na área contábil. Estudar de que forma o empreendedor lida e organiza suas despesas e receitas. Verificar como as relações de pagamento ocorrem com os funcionários e com os empregados familiares, observando principalmente se acontecem tratamentos diferenciados com estes dois grupos. Por fim, pretendo compilar todas as informações e os produtos de minha pesquisa então obtidos e espero que sirva como auxílio para que muitos empreendedores evitem e não repitam os mesmos erros de outras tentativas frustradas de corporações de cunho familiar. |
...