A Trabalho Contabilidade
Por: Mila2011 • 1/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.975 Palavras (8 Páginas) • 211 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 EMPRESA DE NATUREZA JURIDICA
2.1.1 Sociedade por quotas de responsabilidade limitada
2.1.2 Sociedade Anônima S/A
2.1.3 Sociedade Simples
2.1.4 Sociedade Cooperativas
2.2 EIRELI
2.2.1 Junta Comercial: Acessar o site da JUCERGS e clicar em consulta de Viabilidade; Clicar em Nova Viabilidade e preencher com os dados solicitados; Verificar no site e no link Consulta de Viabilidade a resposta à consulta já feita e, se deferida, imprimir em uma via.
2.2.2 Receita Federal do Brasil: Acessar o site da Receita Federal do Brasil Cadastro Sincronizado e preencher a coleta web; Consultar no site a situação do pedido realizado;
2.2.3 Prefeitura: o cartão do CNPJ Xerox e original, Contrato Social, RG e CPF dos Sócios, Guia do IPTU do local, Laudo de vistoria dos bombeiros do local.
3 CONCLUSÃO
4 REFERÊNCIAS
5 APÊNDICE
INTRODUÇÃO
Este trabalho retratará na constituição de uma empresa entre dois irmãos que decidiram em abrir uma empresa EIRELI, mas devido não saberem como funciona esse tipo de natureza jurídica, abriram uma empresa de natureza jurídica, sendo que, um deles vai ser o administrador.
Vou retratar a diferença ente uma empresa EIRELI e uma Empresa de Natureza Jurídica, quais os passos para abrir cada empresa nessas modalidades.
DESENVOLVIMENTO
eMPRESA DE NATUREZA JURIDICA
Existem quatro empresas de natureza jurídica, tais como:
Sociedade por quotas de responsabilidade limitada
É o tipo de sociedade empresaria mais comum no Brasil. Ela é formada sempre por dois ou mais sócios, são registradas por contrato social onde são qualificados os sócios, a forma de operação, e o capital investido.
Sociedade Anônima S/A
São sociedades empresariais em que o capital social não é atribuído a uma pessoa especifica como no caso das sociedades limitadas. No caso da S/A o capital é dividido em ações, que podem ser ordinárias, que permitem voto em assembleias a seus proprietários, que dão preferência no recebimento de dividendo a seus proprietários.
Uma empresa constituída sob forma jurídica das S/A, sempre serão sociedades empresárias e a razão social sempre deverá ir acompanhada das expressões “companhia” somente no início ou “S/A”.
Sociedade Simples
É constituída para a prestação de serviço decorrentes de atividade intelectuais tais como: contadores, advogados, engenheiros, economistas, etc. A sociedade do comércio, uma S/S não é registrada na Junta Comercial do Estado, mas sim num cartório de registro de pessoas jurídicas, a responsabilidade dos sócios também é limitada.
Sociedade Cooperativas
È registrada por uma lei especifica (5.764/71). São impostas a este tipo de sociedade uma série de especificidades que quase não se assemelham as outras atividades. Como a variabilidade ou dispensa do capital social; direito a apenas um voto nas deliberações a cada participante; limitação do valor da soma das contas do capital social.
EIRELI
É aquela construída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, mas não pode ser inferior a 100 vezes o maior que o salário mínimo vigente no País.
A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade.
Para abertura e legalização do EIRELI, é necessário registro na:
Junta Comercial: Acessar o site da JUCERGS e clicar em consulta de Viabilidade; Clicar em Nova Viabilidade e preencher com os dados solicitados; Verificar no site e no link Consulta de Viabilidade a resposta à consulta já feita e, se deferida, imprimir em uma via.
Receita Federal do Brasil: Acessar o site da Receita Federal do Brasil Cadastro Sincronizado e preencher a coleta web; Consultar no site a situação do pedido realizado;
Prefeitura: o cartão do CNPJ Xerox e original, Contrato Social, RG e CPF dos Sócios, Guia do IPTU do local, Laudo de vistoria dos bombeiros do local.
Conclusão
Com este trabalho entendi melhor como funciona cada passo para constituir uma empresa.
Como não trabalho em escritório de contabilidade, não tinha noção de como era, ficou difícil entender o que realmente o trabalho queria, mas com essa pesquisa ficou um pouco mais claro entender.
Vi que não PE ao simples, dependemos de vários órgãos para fazer a constituição de cada uma.
...