A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS AUDITORIA
Por: Juliano Vanzella • 5/12/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 440 Palavras (2 Páginas) • 101 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
AUDITORIA
ATIVIDADE 19
Resumo: Capítulo 19 – Revisão Analítica
Livro: Auditoria - Abordagem Moderna e Completa
EQUIPE 4
Alunos:
André Felipe Souza Okopni
Juliano Vanzella
Luisa Cavazani Kintopp
Melissa Lopes Lunardi
_____________________________________________________________________________
Em outros capítulos o autor já havia abordado sobre a necessidade do auditor testar os saldos das contas de balanço patrimonial e os valores acumulados das contas de receitas e despesas, denominados “teste de transações”. No entanto, neste capítulo, ele ressalta a importância de efetuar uma revisão analítica mais detalhada dos dados, buscando correlações entre as contas, a fim de detectar situações anormais ou tendências, situações estas, que não são possíveis analisar quando se faz análises individuais das contas de ativo, passivo, receitas e despesas.
O objetivo da revisão analítica segundo Cavalcanti é detectar situações anormais e significativas constatadas nas demonstrações contábeis, para auxiliar a identificar áreas de interesse, determinando quais procedimentos de auditoria devem ser adotados. Com isso, o auditor é capaz de dar sugestões construtivas, visando maximizar os lucros e a segurança dos sistemas internos das empresas.
No que ser refere à época de realizar a revisão analítica, o autor menciona que a mesma deve ser efetuada na visita preliminar e antes dos testes nas contas de ativo, passivo, receitas e despesas de modo a auxiliar o auditor sobre quais procedimentos de auditoria devem ser adotados.
Para levantamento dos dados o auditor deve obter um papel de trabalho com informações de saldos das contas do balanço patrimonial, valor mensal das contas de receitas e despesas e o valor total das contas de receitas e despesas do ano corrente e passado. Segundo Cavalcanti, o auditor deve conferir as somas desses papéis de trabalho e comparar com o razão geral do ano anterior.
Na sequencia o autor destaca como identificar e analisar as situações anormais, como verificar registros de transação fora dos princípios da contabilidade, mudança na aplicação de um princípio contábil, erro e irregularidade. Os valores observados devem ser comparados com os de anos anteriores, a fim de identificar alguma situação anormal. O inter-relacionamento entre as contas como vendas e contas a receber, por exemplo, é um bom indicativo para identificar situações significativas de anormalidade. Uma vez identificada à situação anormal, o auditor deve analisar suas causas e determinar sua influencia nas demonstrações contábeis.
Além dos métodos usados acima, o autor destaca que o auditor deve calcular índices econômicos financeiros, como parte do trabalho de revisão analítica, pois comparando com anos anteriores e até mesmo com empresas do mesmo ramo, pode dar ao auditor alguns indícios de como identificar essas situações anormais. Os principais índices utilizados são: índice de liquidez, índices de capitalização, índice de lucratividade, índices de rotatividade, índices de volume de operações entre outros.
...