A auditoria contábil compreende o exame de documentos
Por: lube • 4/10/2015 • Trabalho acadêmico • 4.322 Palavras (18 Páginas) • 763 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
8º SEMESTRE
Luciana Ortiz RA: 4304769552
Sidnei Nicola RA: 3819664848
AUDITORIA
Professora: Profª: : Me.
Professora Presencial: Suzana Slonzon dos Santos
Professora Tutora AD: Gisele Bafume Quierelli
São Caetano do Sul – SP
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..............................................................................................................3
INTRODUÇÂO
A auditoria contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimônio da entidade auditada. A auditoria têm por objetivo averiguar os registros contábeis e a demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio. Para que possa ter uma segurança razoável (segurança razoável na auditoria é uma segurança grande) que naquelas demonstrações não existam distorções materiais. Além de ser uma técnica contábil, a auditoria também pode ser entendida como um ramo da Contabilidade. O objeto da auditoria se resume no conjunto dos elementos de controle do patrimônio, quais sejam os registros contábeis, documentos que comprovem esses registros e os atos administrativos. Fatos não registrados documentalmente também é objeto da auditoria uma vez que tais fatos podem ser relatados por indivíduos que executam atividades relacionadas ao patrimônio auditado.
1.0 - Aspectos conceituais da auditoria contábil
A auditoria contábil, através de Santos e Pagliato (2007, p. 02), é um elemento da contabilidade com o fim de exibir um ponto de vista sobre os sistemas operacionais da razão comercial e da situação econômico-financeira, esta última por meio de um exame documental.
Os autores (SANTOS e PAGLIATO, 2007, p. 03) exibem outra abordagem mais concluída a respeito de tal conceituação, como segue:
a técnica contábil que – através de procedimentos específicos que lhe são peculiares, aplicados no exame dos registros de documentos, inspeções, e na obtenção de informações e confirmações, relacionados com o controle do patrimônio de uma entidade, objetiva obter elementos de convicção que permitam julgar se os registros contábeis forma efetuados de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade – PFC e se as demonstrações financeiras deles decorrentes refletem a posição patrimonial e financeira da empresa.
Sá (1998, pg. 25) ainda explica tal conceito de outra maneira, como segue:
Auditoria é uma tecnologia contábil aplicada ao sistemático exame dos registros, demonstrações e de quaisquer informes ou elementos de consideração contábil, visando a apresentar opiniões, conclusões, críticas e orientações sobre situações ou fenômenos patrimoniais da riqueza aziendal, pública ou privada, quer ocorridos, quer por ocorrer ou prospectados e diagnosticados.
Alberton (2008, p. 15) suplementa o conceito explicando que “agora, o conceito excede o foco nas demonstrações contábeis, enfocando riscos, ambiente corporativo, experiências ambiente sócio econômico regional e empresariais, nacional e internacional”.
Assim, singular conceito de auditoria constituiria uma parte especializada da ciência contábil que, por elemento de provas documentais e não documentais, aponta adquirir informações contábeis e extra contábeis, com objetivo de emitir um ponto de vista próximo da situação tanto patrimonial como financeira da empresa.
1.1 - Explicar o que é Auditoria.
R: De modo geral e simplificado, a auditoria, seja de qual espécie for, interna ou externa, constitui conferir, analisar, verificar e avaliar, além de, informar os resultados dentro de um deliberado objetivo a que a auditoria se propõe. O termo auditoria tem como princípio o latim audire e significa ouvir. (LINS, 2012, p.3) OK
1.2 - Quais os tipos de auditorias existentes? Explicar cada um.
R: A auditoria fragmenta-se em duas amplas corporações auditoria interna e auditoria externa que serão esclarecidas abaixo.
* Auditoria Interna: é efetuada por um determinado funcionário da própria companhia que a auditoria está sendo executada e de maneira geral, contorna a avaliação de desempenho, sistemas de computação/informação, controles internos, qualidade de produtos e serviços. Ainda mais, procura identificar, detectar e impedir falhas de operação, inconsequências nas atividades administrativas, possibilitando uma grande confiabilidade das informações produzidas. A auditoria interna necessita assessorar a administração da instituição no trabalho de prevenção de erros e fraudes.
* Auditoria Externa: O objetivo da auditoria externa é ampliar o grau de certeza nas demonstrações contábeis por parte dos seus usuários. Abrange expressar uma opinião pelo meio da emissão de uma consulta sobre as demonstrações contábeis da companhia, auditada e assegurar, que as mesmas foram formadas em conformidade com as normas brasileiras de contabilidade e legislação, exclusiva aplicáveis. A auditoria externa é efetuada por funcionários de uma empresa de auditoria independente, companhia essa que precisa de registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). (LINS, 2012, p.4-11) OK
1.3 - Quais as responsabilidades do auditor externo e do auditado?
R: Tanto o auditor como o auditado têm responsabilidades e obrigações, o primeiro e principal ponto é o acontecimento onde as demonstrações contábeis são de domínio e responsabilidade exclusiva do auditado, consistindo no mesmo uma responsabilidade direta por tudo que nela faz parte ou que porventura postergado por qualquer motivo. O auditor independente é subjugado a varias normas em relação ao seu trabalho. Logo abaixo serão apontados e explicados os principais:
...