A função de assistente de contabilidade
Artigo: A função de assistente de contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marcileneana • 21/9/2013 • Artigo • 430 Palavras (2 Páginas) • 363 Visualizações
Contabilidade
Contabilidade é uma ciência que estuda e pratica as funções de orientação, com objetivo principal de trazer entendimento dos relatórios contábeis sabendo interpretá-los e analisá-los.
A contabilidade faz parte das ciências empresariais, pois, juntamente com a administração, economia, marketing e direito, se encarrega da gestão das empresas, contribuindo para o desempenho financeiro da empresa gerando riqueza. Independente para qual finalidade foi criada, visando lucro ou não. Todas as empresas organizações governamentais ou não governamentais que utilizam de diversos recursos materiais ou humano. Entretanto é exatamente aí que entra a contabilidade, ela é responsável pela produção de informações para que, independente do tamanho da empresa, todos possam ter condições de medir o desempenho desta em dado momento.
O objetivo contábil torna-se praticamente semelhante, mantendo em relação á importância das informações geradas através da contabilidade ao atendimento das necessidades de seus usuários específicos a cada fim. De uma forma bem sintetizada pode se afirmar que o patrimônio das entidades é o objetivo da contabilidade e o controle deste patrimônio é fornecido de informações, portanto permitir a cada grupo de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.
O assistente contábil exerce sua função na área de contabilidade de uma empresa ou em um escritório. Dentre suas funções estão:
*Exercer balancetes;
*Calcular impostos (PIS, CONFINS, ICMS, enfim.);
*Verificar impostos retidos;
*Classificar a contabilidade;
*Contatar o cliente;
*Analisar contas patrimoniais;
*Lançar folhas de pagamento;
*Lançar fechamentos fiscais;
*Executar baixas de recebimento;
*Revisar as movimentações bancárias;
*Solucionar pendências;
*Organizar documentações referentes à contabilidade da empresa, etc.
Dependendo de suas habilidades e conhecimentos, faz todos os processos inerentes ao setor, ou seja, se o escritório ou empresa faz folha de pagamento e rescisões, ferias, (todos os serviços do setor pessoal), todas as declarações da pessoa jurídica e da pessoa física (DIPJ, IRRF, PJSI, DCTF, DACON, DIRF, etc..) ICMS, DMA, DME, todos os DARF de pagamentos, correspondências, e-mails, todos os serviços depende do conhecimento e da responsabilidade do funcionário. Também cabe a ele controlar e executar trabalhos relacionados com área contábil, tais como:
*Registro de escrituração de livros fiscais;
*Classificação de despesas;
*Análise e reconciliação de contas;
*Executa e controla planilhas;
Hoje são boas perspectivas no mercado de trabalho desta profissão. A demanda destes profissionais
...