TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A legislação de empresa e a pratica trabalhista

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.132 Palavras (21 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 EXIGÊNCIAS LEGAIS  PARA ABERTURA DE UMA CLÍNICA DE REPOUSO        

2.1 Os impactos causados pela nova Emenda Constitucional PEC 72.......................8

2.2 Formalidades para oficializar um contrato de trabalho ........................................11

3 EXEMPLO DE ELEMENTO DE APOIO AO TEXTO..............................................17

3.1 EXEMPLO DE TABELA.......................................................................................17

4 Conclusão..............................................................................................................18

REFERÊNCIAS..........................................................................................................19



  1. INTRODUÇÃO

Em função das mudanças sociais, muitas famílias hoje, não contam mais com pessoas que passam os dias trabalhando em casa e que, desta maneira, acompanhavam parentes idosos que exigiam cuidados especiais. Para suprir essa necessidade surgem às famosas “clinicas de repouso”.  

Com a nova Emenda Constitucional PEC -72, ter um funcionário doméstico no Brasil tornou-se um luxo, esta nova realidade trouxe grandes mudanças sociais. E a fim de atender os requisitos básicos para as exigências legais de um contrato de trabalho doméstico antes da PEC-72, atualmente configurados à Lei vigente Empregado e empregador se unem através de um contrato de trabalho que prevê obrigações mutuas: para o empregado, obrigações de obediência, diligência no serviço e fidelidade; para o empregador, fornecer serviço, pagar salário, respeitar o empregado e cumprir as demais cláusulas do contrato.

.


  1. EXIGÊNCIAS LEGAIS PARA ABERTURA DE UMA CLÍNICA DE REPOUSO

Nos últimos 50 anos, o número de idosos saltou de dois para quatorze milhões de pessoas. E nos próximos vinte anos, os idosos poderão ultrapassar a marca de 30 milhões, e representar quase 13% da população, segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os números do último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2000, confirmam essa tendência. A faixa etária das pessoas com mais de 60 anos, hoje somando cerca de 15 milhões, é a que cresce mais.

A melhoria do padrão de vida e o desenvolvimento tecnológico são os principais responsáveis por essa longevidade. De olho nisso, alguns setores se especializaram no atendimento a pessoas acima de 60 anos que, por alguma deficiência, seja psíquica ou física, ou mesmo por opção, passaram a depender de terceiros.

Voltadas para este nicho de mercado, o surgimento de clínicas de repouso foi incrementado, já que neste contexto, figuram como um negócio com tendência de expansão nas grandes cidades. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBBG), no País existem cerca de 1,1 mil médicos especializados no atendimento aos idosos no Brasil. Omar Jaluul, vice-presidente da SBGG-SP, afirma que entre as casas de repouso, 85% são micros e pequenas empresas, mas não há dados de quanto movimenta esse segmento.

Para a garantia de um funcionamento regular de uma clínica de repouso o empreendedor deverá seguir os seguintes requisitos:

Primeiramente será realizada a escolha do tipo de sociedade, que nesse caso deverá ser uma sociedade civil sendo formada por dois ou mais sócios. A Sociedade Civil deve ter como "único objetivo a prestação de serviços". As sociedades civis são regulamentadas pelo Código Civil, e não estão sujeitas as falências. Exemplos de sociedade civil são escolas, bancos e hospitais.

O próximo passo será a escolha do nome da empresa. Nesse momento, o empresário escolhe o nome de sua empresa e na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica de seu município efetua uma pesquisa para saber se o nome já está registrado. Essa consulta é realizada em formulário próprio obtido na hora. Há possibilidade de ser realizada pela Internet. Aproveite para verificar no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual se o nome ou marca já estão patenteados.

E por fim para legalizar uma empresa se faz necessário procurar os órgãos responsáveis para as devidas inscrições:

- Registro na Junta Comercial;

- Registro na Secretaria da Receita Federal;

- Registro no Sindicato Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);

- Registro na Prefeitura para obter o alvará de funcionamento;

- Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social”;

- INSS;

- Você deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar a clínica de repouso para fazer a consulta de local e efetuar a inscrição municipal para obter o alvará de funcionamento e verificar se a atividade pretendida é compatível com a lei de zoneamento da região, inclusive sobre questões ambientais. É interessante, no momento da consulta, verificar se o imóvel está regularizado, isto é, se possui HABITE-SE e se os IPTU’s estão em dias. 

- Liberação e registro na vigilância sanitária Estadual - o alvará de licença fornecido pela vigilância sanitária é renovado anualmente.

Considerado um dos fatores de extrema importância neste empreendimento, é aconselhável que o empreendedor faça uma análise das potencialidades do local escolhido, tais como: tráfego, acesso (esquina e rua de mão dupla são boa opção), número de veículos e frota de táxi nas imediações. Nesse tipo de negócio, deve-se ter muito cuidado na hora de escolher o ponto, o ideal é optar por endereços que ficam em bairros onde haja grande concentração de pessoas com idade acima dos 50 anos.

Deve também ser avaliada a estrutura do local, sendo que a Área mínima necessária para a instalação de uma Clínica de Repouso é de aproximadamente 550 m². Essa estimativa pode ser feita em função do número de idosos que residirão na Casa. Esse cálculo é feito para um número de 50 idosos. Estima-se, contudo, que cada quarto ocupe uma área de 6 m², o que seria equivalente a 300 m², apenas a área dos dormitórios. Deve-se, entretanto incluir uma área para a sala de estar, sala de televisão, cozinha, copa, lavanderia, consultórios médicos, escritório e banheiros masculinos e femininos. O empreendedor deverá considerar o layout interno (ambiente, decoração, facilidade de movimentação, luminosidade, entre outros) e o externo (vitrinas, fachada, letreiros, entrada e saída, estacionamento, entre outros) da sua empresa. Intensificar os cuidados com corrimão e piso antiderrapante eles são obrigatórios, (segundo Anvisa) alças de apoio nos banheiros, maçanetas de funcionamento fácil, enfermaria 24 horas e opções de entretenimento fazem as moradias assistidas se encaixarem nesse contexto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (221.7 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com